metropoles.com

Haddad discute parcelamento de compras pelo Pix com Campos Neto, do BC

Para o ministro da Fazenda, essa nova funcionalidade do sistema poderia melhorar as condições de competitividade e crédito no país

atualizado

Compartilhar notícia

Washington Costa/MF
Imagem colorida do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante coletiva de imprensa - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante coletiva de imprensa - Metrópoles - Foto: Washington Costa/MF

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, nesta terça-feira (4/4), que conversou com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sobre a possibilidade de parcelamento de compras feitas por meio do Pix.

Na avaliação do ministro, essa nova funcionalidade do sistema instantâneo de pagamentos poderia melhorar as condições de crédito do país. O assunto, segundo Haddad, foi tratado em reunião com Campos Neto, na segunda-feira (3/4).

Disse o ministro, ao participar de evento organizado pelo Bradesco BBI: “Falava ontem (segunda) com Roberto Campos Neto sobre o parcelamento de débito pelo Pix, que pode ser uma grande inovação do nosso sistema bancário. Você parcelar usando essa ferramenta e melhorando as condições de competitividade, de crédito no país”.

De acordo com balanço recente feito pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), a expectativa em torno do crédito é de desaceleração no país. O ritmo de expansão anual da carteira, informou a entidade, deve seguir uma trajetória que reflita o “arrefecimento da atividade econômica, a alta da inadimplência e as condições financeiras mais restritivas”.

Já em relação ao Pix, o sistema foi responsável por 24 bilhões de transações no ano passado no Brasil. Por dia, foram 66 milhões de operações. O número superou o total do uso de cartões de débito, boletos, TEDs, DOCs e cheques.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?