metropoles.com

China alivia medidas contra Covid-19, e Bolsas da Ásia fecham em alta

O governo da China anunciou que o grau de emergência sanitária no país cairá de A para B a partir do dia 8 de janeiro, o que anima o mercado

atualizado

Compartilhar notícia

Stringer/Anadolu Agency via Getty Images
Imagem colorida mostra muitas pessoas em uma fila para testagem da Covid na China - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra muitas pessoas em uma fila para testagem da Covid na China - Metrópoles - Foto: Stringer/Anadolu Agency via Getty Images

As principais Bolsas de Valores da Ásia fecharam em alta nesta terça-feira (27/12), após o governo da China anunciar novas flexibilizações nas medidas de combate à Covid-19.

O anúncio de Pequim foi feito na segunda-feira (26/12), após o fechamento do mercado. A medida repercutiu bem entre os investidores na sessão seguinte, pois abre a perspectiva de retomada do setor privado e do consumo chinês em 2023, apesar da explosão de casos e internações pela doença no país nas últimas semanas.

O índice Xangai Composto terminou o dia com ganhos de 0,98%, aos 3.095,57 pontos. O Shenzhen Composto avançou 0,88%, aos 1.993,32 pontos.

Em Tóquio, o índice Nikkei fechou em alta de 0,16%, aos 26.447,87 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi avançou 0,68%, aos 2.332,79 pontos.

O índice Taiex, de Taiwan, registrou ganhos de 0,3%, aos 14.328,43 pontos.

Assim como na véspera, a Bolsa de Hong Kong não abriu por causa da celebração estendida do Natal.

Diminuição do nível de emergência

O governo chinês anunciou que o grau de emergência sanitária no país cairá de A para B a partir do dia 8 de janeiro, o que levará a novas flexibilizações da política de enfrentamento ao coronavírus.

Pequim decidiu abandonar a política de “Covid zero”, que determinava um confinamento rígido da população chinesa. O relaxamento das medidas mais duras levou a um enorme crescimento de infecções e internações por Covid-19 no país.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?