Assembleia de acionistas autoriza aumento de capital da Hapvida
Acionistas da Hapvida autorizaram aumento por meio da emissão de até 1 bilhão de novas ações ordinárias. Proposta não teve unanimidade
atualizado
Compartilhar notícia
A assembleia geral extraordinária de acionistas da Hapvida, realizada na terça-feira (19/9), aprovou a autorização para o aumento de capital da companhia, por meio da emissão de até 1 bilhão de novas ações ordinárias.
De acordo com a ata da reunião, a proposta contou com 5.063.367.643 votos favoráveis, 9.568.926 contrários e 48.070.545 abstenções. Foi o único tema não apoiado de forma unânime na assembleia.
Segundo a Hapvida, o aumento de capital autorizado pelos acionistas já foi “substancialmente consumido”. De acordo com a operadora de saúde, a proposta tem o objetivo de recompor o limite de aumentos já efetuados.
O aumento de capital é uma fonte de financiamento que viabiliza o desenvolvimento de novos projetos de uma empresa. A operação permite que os antigos acionistas sigam como sócios, mas torna possível que novos sócios entrem no projeto.
Outros itens da pauta também foram aprovados, como a reorganização do número de cargos e funções na diretoria, com a redução do número mínimo de membros de seis para cinco.
Lucro da Hapvida no 2º trimestre
No segundo trimestre de 2023, a Hapvida registrou um lucro líquido ajustado de R$ 221,6 milhões, o que representou uma queda de 8% em relação ao mesmo período do ano passado.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 606,2 milhões, uma alta anual de 4,1%.