metropoles.com

Ataque terrorista em Barcelona deixa 13 mortos e dezenas de feridos

O incidente ocorreu no local conhecido como La Rambla. O suspeito, Driss Oukabir, acumula passagens pela polícia e foi preso

atualizado

Compartilhar notícia

ORIOL DURAN/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Atentado em Barcelona deixa dois mortos; polícia considera ação como terrorismo
1 de 1 Atentado em Barcelona deixa dois mortos; polícia considera ação como terrorismo - Foto: ORIOL DURAN/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Uma van atropelou várias pessoas em Barcelona, nesta quinta-feira (17/8), e deixou 13 mortos e pelo menos 50 feridos, anunciaram autoridades da Catalunha. O incidente ocorreu na rua La Rambla, um dos principais pontos turísticos da cidade, que foi evacuada e fechada ao público. A polícia local classifica o crime como atentado terrorista e prendeu o suspeito, Driss Oukabir, que havia fugido.

O grupo terrorista Estado Islâmico reivindica a autoria do ataque, segundo um site de propaganda do grupo. Mais cedo, perfis nas redes sociais de simpatizantes desses extremistas celebraram o atentado.

0
Divulgação
Driss Oukabir foi capturado a 80 km de Barcelona

O suspeito alugou a van usada no atentado. Ele foi detido em Manlleu, a 80 km da capital catalã, segundo o jornal local El Periódico. O diário afirma que o suspeito já tinha passagens pela polícia e cumprira pena na penitenciária de Figueres, tendo sido libertado em 2012.

Oukabir teria fugido na segunda van alugada pelos terroristas, a qual foi encontrada em Vic, que fica nos arredores de Manlleu. É provável que ele tenha abandonado o veículo e seguido sua fuga a pé, até ser capturado. Anteriormente, a polícia divulgou uma foto dele.

Testemunhas afirmam que ouviram tiros perto da área do atropelamento, onde a polícia realiza uma operação de busca pelo motorista do veículo.

Atropelamento
Três agentes da Polícia da Catalunha foram atropelados em um posto da corporação em Barcelona, nesta quinta. As autoridades ainda não relacionaram o incidente com o ataque terrorista ocorrido mais cedo, em La Rambla.

De acordo com informações fornecidas pelo jornal El Mundo, a extensão das lesões dos oficiais feridos ainda é desconhecida.

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, disse que houve coordenação de esforços entre autoridades centrais e catalãs para investigar o atentado em Barcelona. Pelo Twitter, ele se solidarizou às famílias das vítimas. “Os terroristas nunca derrotarão um povo unido que ama a liberdade frente a barbárie. Toda a Espanha está com as vítimas e famílias”, escreveu Rajoy.

(Com informações da Sputnik Brasil)

Veja o momento em que o suspeito é preso:

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?