metropoles.com

Trump elogia Eduardo Bolsonaro, mas diz que “não sabia” da indicação

Presidente dos EUA afirmou nesta terça-feira, na Casa Branca, que o deputado é “muito competente”. Ele negou que a prática seja nepotismo

atualizado

Compartilhar notícia

Alan Santos/PR
Eduardo Bolsonaro e Jair Bolsonaro no Salão Oval da Casa Branca (EUA), juntamente com Donald Trump
1 de 1 Eduardo Bolsonaro e Jair Bolsonaro no Salão Oval da Casa Branca (EUA), juntamente com Donald Trump - Foto: Alan Santos/PR

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou nesta terça-feira (30/07/2019) a indicação de Eduardo Bolsonaro, filho do seu colega Jair Bolsonaro (PSL), para a embaixada brasileira em Washington. O mandatário dos EUA disse que estava “muito feliz” com a iniciativa. Ressaltou ainda que o deputado federal é “um jovem brilhante e competente”. O chefe de Estado norte-americano frisou que não considera a prática como nepotismo.

“Conheço o filho dele [Jair Bolsonaro], e considero que o filho dele é extraordinário, um jovem brilhante, incrível. Estou muito feliz pela indicação. Eu conheço o filho dele e provavelmente é por isso que o fizeram [indicaram]. Estou muito feliz com essa indicação”, completou, ao responder uma jornalista da GloboNews.

Após ser questionado, Trump negou que o ato seja nepotismo. “O filho ajudou muito na campanha”, justificou, em referência à disputa de Bolsonaro nas eleições de 2018. “O filho dele é extraordinário, ele realmente é”, insistiu. Apesar de elogiar a possível nomeação de Eduardo para o cargo, o presidente norte-americano afirmou que não tinha conhecimento do assunto: “Eu acho que é uma grande indicação, eu não sabia disso”.

Sugestão de nome
Dias após Bolsonaro externar o desejo de ver o filho Eduardo na embaixada brasileira nos Estados Unidos, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou que o Brasil já submeteu aos EUA a sugestão do nome do deputado federal do PSL para o posto.

“Foi pedido o ‘agrément’ e esperamos a resposta americana, de acordo com a praxe diplomática. Mas tenho a grande certeza de que será concedido pelo governo americano, e Eduardo Bolsonaro será um ótimo embaixador”, disse Araújo na última sexta-feira (26/07/2019). O “agrément” funciona como uma consulta ao país onde o embaixador pode ser nomeado. Ele precisa ser “pré-aprovado” para, depois, ser sabatinado pelo Senado Federal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?