metropoles.com

Príncipe saudita disse que jornalista morto era um islamista perigoso

A afirmação teria ocorrido em ligação do herdeiro com a Casa Branca, no início de outubro, antes da Arábia Saudita admitir a morte

atualizado

Compartilhar notícia

REPRODUÇÃO
JamalKhashoggi1
1 de 1 JamalKhashoggi1 - Foto: REPRODUÇÃO

O príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman disse aos Estados Unidos que considera o jornalista assassinado Jamal Khashoggi um islamista perigoso. O telefonema do príncipe Mohammed para a Casa Branca ocorreu antes de a Arábia Saudita admitir que o jornalista havia sido morto dentro do consulado saudita em Istambul. As informações são da BBC News.

A Arábia Saudita negou os relatórios publicados nos jornais Washington Post e no New York Times. Khashoggi era um crítico saudita e bem conhecido dos governantes. Ele teria sido morto e seu corpo desmembrado em 2 de outubro. Seus restos mortais ainda não foram encontrados.

Na semana passada, Yasin Aktay, assessor do presidente da Turquia, disse ao jornal Hurriyet que as autoridades acreditam que o corpo de Khashoggi “não foi apenas cortado”, mas que os assassinos “se livraram do corpo dissolvendo-o”.

A noiva do jornalista, Hatice Cengiz, pediu aos líderes mundiais que “levem os perpetradores à justiça”, em um editorial para o Guardian e outros jornais.

A Arábia Saudita nega que sua família real esteja envolvida e diz que está “determinada a descobrir todos os fatos”. No final do mês passado, o príncipe Mohammed disse que “o crime foi doloroso para todos os sauditas”.

Ligação
Durante a ligação com o genro do presidente Donald Trump, Jared Kushner, e com o conselheiro de segurança nacional, John Bolton, o príncipe Mohammed disse que Khashoggi era membro da Irmandade Muçulmana, uma organização islâmica transnacional, de acordo com o Washington Post.

O telefonema teria ocorrido em 9 de outubro, uma semana depois do desaparecimento de Khashoggi. O príncipe Mohammed também teria pedido à Casa Branca que preservasse a aliança EUA-Arábia Saudita.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?