metropoles.com

Navio que pegou fogo afunda com 200 milhões de euros em carros de luxo

O navio pegou fogo na terceira semana de fevereiro e estava à deriva desde então. Calcula-se que o prejuízo alcança 200 milhões de euros

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/ Marinha de Portugal
navio incendiado Açores_17fev
1 de 1 navio incendiado Açores_17fev - Foto: Divulgação/ Marinha de Portugal

O navio cargueiro que transportava 3,9 mil carros das marcas Volkswagen, Porsche, Audi e Lamborghini e que pegou fogo perto da Ilha dos Açores, em Portugal, no Oceano Atlântico, afundou nesta terça-feira (1º/2). Segundo a Marinha de Portugal, o Felicity Ace perdeu estabilidade e desceu cerca de 3 mil metros.

“Hoje, ao início da manhã, durante o reboque, que se tinha iniciado no dia 24 de fevereiro, o navio Felicity Ace perdeu estabilidade tendo vindo a afundar-se a cerca 25 milhas náuticas, o equivalente a 46 quilômetros, fora do limite da Zona Econômica Exclusiva de Portugal, numa área cuja profundidade ronda os 3 mil metros”, disse o órgão português em um comunicado.

Com uma bandeira do Panamá, o cargueiro conduziria os veículos de luxo, de Emden, na Alemanha, até Davisville, no Missouri, Estados Unidos. Calcula-se que o prejuízo alcança, pelo menos, 200 milhões de euros.

Segundo a Marinha portuguesa, no local em que o cargueiro afundou ficaram destroços e manchas de resíduos oleosos, que está “sendo dispersada pelos jatos de água dos rebocadores”. A Direção de Combate à Poluição da Autoridade Marítima Nacional e Agência Europeia da Segurança Marítima (EMSA) acompanham o caso.

Além do empenho em monitorar o impacto ambiental, mergulhadores da Marinha buscam meios de rebocar o Felicity Ace. Será utilizado na operação um helicóptero EH-101, da Força Aérea Portuguesa.
Veja fotos do Felicity Ace:
0

Entenda

Um navio cargueiro que transportava 3,9 mil carros das marcas Volkswagen, Porsche, Audi e Lamborghini pegou fogo perto da Ilha dos Açores, em Portugal, no Oceano Atlântico. Segundo o jornal alemão Handelsblatt, o Felicity Ace, de 200 metros, partiu da Alemanha com destino aos Estados Unidos.

Com uma bandeira do Panamá, o cargueiro conduziria os veículos de luxo, de Emden, na Alemanha, até Davisville, no Missouri, Estados Unidos. A causa do incêndio ainda não foi confirmada, mas até quinta-feira (17/2), o navio ainda estava à deriva, com presença de chamas.

A bordo da embarcação havia 22 marinheiros, mas todos foram retirados sem ferimentos ainda na quarta-feira (16/2), quando o fogo teve início.

À imprensa alemã um porta-voz da Porshe informou que a estimativa era de que cerca de 1,1 mil veículos da marca estivessem no cargueiro. A Bentley havia enviado 189 carros, e a Audi também tinha veículos no navio, mas não especificou a quantidade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?