metropoles.com

Nuvem de poeira “Godzilla” sai do Saara e atinge países na América

Enorme mancha opaca com poeira do deserto africano é a mais densa já registrada em meio século

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Nuvem de poeira Godzilla
1 de 1 Nuvem de poeira Godzilla - Foto: Reprodução

Depois de notícias “apocalípticas” de asteroides, buracos negros e nuvem de gafanhotos, a onda de fenômenos um tanto inusitados da natureza inclui agora a notícia de que uma “nuvem de poeira Godzilla”, como foi apelidada por cientistas, cobre há dias parte do Oceano Atlântico e alcançou o Caribe.

Imagens de satélites detectaram a enorme mancha opaca, que consiste em uma massa de ar muito seco com poeira do deserto africano, que está se movendo em direção às Américas.

0

Segundo a BBC, fenômenos como a “Godzilla” são comuns e ocorrem anualmente. No entanto, de acordo com cientistas que acompanham o caso, a nuvem se intensificou este ano e já é considerada, segundo meteorologistas, a mais densa já registrada em meio século.

De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês), a nuvem continuará se movendo rumo ao Oeste pelo Mar do Caribe, alcançando áreas do norte da América do Sul, América Central e da Costa do Golfo dos Estados Unidos nos próximos dias. O Brasil não deve ser atingido.

Imagens de satélites

O Instituto Cooperativo de Pesquisa na Atmosfera (Cira, na sigla em inglês) publicou nas redes sociais, nessa terça-feira (23/06), imagens da nuvem de poeira vistas pelo satélite Meteosat-11 (veja abaixo).

Em vários países afetados existe a recomendação de que os cidadãos usem máscaras e evitem atividades ao ar livre, por conta da alta concentração de partículas de poeira no ar, que é prejudicial à saúde. A navegação também foi afetada e vários navios alertados para o problema.

A Godzilla começou a ser obsrvada no Oeste da África há cerca de uma semana e já percorreu mais de cinco mil quilômetros até o Caribe.

Cem milhões de toneladas de poeira

De acordo com a NOAA, mais de cem milhões de toneladas de poeira saariana sopram da África todos os anos. A camada geralmente tem entre três e cinco quilômetros de espessura, e se encontra a uma altura de um a dois quilômetros na atmosfera.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?