metropoles.com

Japão: controle de tráfego aéreo é investigado após colisão de aviões

Investigações seguem em fase preliminar para identificar responsáveis pela batida entre aviões que deixou cinco mortos e 14 feridos no Japão

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/NHK
Avião explode e pega fogo no Japão
1 de 1 Avião explode e pega fogo no Japão - Foto: Reprodução/NHK

Autoridades japonesas investigam se houve falha no controle de tráfego aéreo na colisão entre um avião de pequeno porte com o Airbus da Japan Airlines nesta terça-feira (2/1), no aeroporto de Haneda, em Tóquio, Japão. Ainda não há confirmação do que provocou a batida. As investigações seguem em fase preliminar para determinar os responsáveis pelo incidente.

O vice-presidente da Japan Airlines, Noriyuki Aoki, reforçou que não está claro se o voo com 379 pessoas recebeu autorização para pousar ou se houve contato com o controle de tráfego aéreo.

“Não posso dizer neste momento se eles [tripulação da JAL] foram autorizados a pousar, ou se comunicaram com o ATC, porque esse é um fator fundamental na causa do acidente, e ainda estamos tentando confirmar isso”, disse Aoki.

0

“Em circunstâncias normais, acredito que a permissão de pouso teria sido concedida, mas a causa precisa ser investigada objetivamente pelo Conselho de Segurança de Transporte do Japão”, disse o vice-presidente da JAL.

Até o momento, a colisão deixou cinco mortos, todos tripulantes da aeronave da Guarda Costeira do país. O capitão do avião de resgates está gravemente ferido. Enquanto 14 passageiros do Airbus sofreram ferimentos moderados.

Confira a lista dos tripulantes que morreram na colisão:

  • Nobuyuki Tahara (41 anos), vice-capitão;
  • Takanori Ishida (27), operador de rádio;
  • Wataru Tateto (39), operador de radar de busca;
  • Masato Uno (47), mecânico;
  • Shigesuke Kato (56), trabalhador de manutenção.

O capitão da aeronave da Guarda Costeira, Genki Miyamoto, de 39 anos, ficou gravemente ferido. Segundo informações do vice-diretor-geral da Guarda Costeira, Yoshio Seguchi, Miyamoto relatou que a aeronave explodiu na pista e que ele escapou.

A colisão no Japão

O Airbus da JAL colidiu com o aeroplano da Guarda Costeira logo após pousar no aeroporto de Haneda. Os 367 passageiros, incluindo oito crianças, e os 12 tripulantes conseguiram ser evacuados. Segundo o Corpo de Bombeiros de Tóquio, 14 pessoas ficaram feridas.

Veja o momento da colisão:

O avião da Guarda Costeira iria decolar para uma base na província de Niigata, com o objetivo de levar suprimentos para apoiar a área afetada pelo terremoto de magnitude 7,6 que atingiu o centro do país nessa segunda-feira (1º/1).

Todas as pistas de Haneda foram fechadas. Alguns voos estavam sendo desviados para o aeroporto de Narita, na província de Chiba.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?