metropoles.com

Guatemala expulsa comissão das Nações Unidas do país

Secretário-geral da ONU afirma que organismo continuará a trabalhar até fim de mandato determinado, em setembro

atualizado

Compartilhar notícia

ONU
guterres
1 de 1 guterres - Foto: ONU

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse nesta segunda-feira (7/1) que a Comissão de Luta contra a Corrupção da ONU na Guatemala (Cicig) continuará trabalhando até o fim de seu mandato em setembro, apesar da decisão unilateral do governo nacional para dar fim ao organismo. A comissão teve seu fim anunciado pela chanceler guatemalteca, Sandra Jovel, após um encontro com Guterres. As informações são de O Globo.

Jovel se queixou da decisão de Guterres de manter no cargo o chefe da Cicig, o ex-juiz colombiano Iván Velásquez, “trabalhando do exterior, uma coisa inédita”, uma vez que o governo do presidente Jimmy Morales não permite sua entrada na Guatemala desde setembro do ano passado.

“Guterres sacrificou a comissão por uma pessoa, afirmou a chanceler. “Os funcionários já não são mais funcionários da comissão e terão que sair do território guatemalteco. O secretário-geral foi avisado de que, num prazo de 24 horas, o acordo estará finalizado.

Em comunicado assinado por seu porta-voz, Stephane Dujarric, Guterres rejeitou “fortemente” a decisão guatemalteca.

Obrigações legais
“As Nações Unidas têm se relacionado de maneira construtiva com o governo da Guatemala, em vários níveis, nos últimos dezesseis meses”, diz o comunicado. “O mandato da comissão acaba em 3 de setembro de 2019. Até essa data, esperamos que o governo da Guatemala cumpra integralmente com suas obrigações legais descritas no acordo”.

Guterres disse que espera que o governo guatemalteco “respeite seus compromissos internacionais para garantir a proteção do pessoal nacional e internacional da Cicig”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?