metropoles.com

Filha de brasileiros está entre reféns do Hamas. “Fico louca”, diz mãe

Celeste Fishbein, de 18 anos, foi capturada pelo Hamas e está desaparecida. Segundo forças de Israel, ela é considerada uma refém do grupo

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes sociais
foto colorida de celeste fishbein judia brasileira desaparecida - Metrópoles
1 de 1 foto colorida de celeste fishbein judia brasileira desaparecida - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes sociais

Uma família de judeus brasileiros que reside em Israel está vivendo o drama do sequestro da jovem Celeste Fishbein, de 18 anos, capturada pelo grupo Hamas. No ataque dos extremistas a Israel, ao menos 199 pessoas foram levadas para Gaza como reféns. Uma guerra foi iniciada em resposta e já há mais de 4 mil mortos confirmados nos dois lados.

Celeste é filha e neta de brasileiros. Ela trabalhava como cuidadora de crianças em uma escola infantil e desapareceu no início da guerra (7/10). Após sete dias sem notícias dela, uma informação do exército israelense fez a família acreditar que a jovem deve estar entre os reféns do Hamas.

A mãe de Celeste, Gladys Fishbein, desabafou sobre a falta de informações referentes à filha e relatou que está difícil reunir forças para continuar lutando para conseguir notícias.

“A verdade é que a situação é insuportável. Eu não sei onde ela está. Eu não sei a condição dela. Eu não sei como ela está se sentindo. Não sei. Eu fico louca”, disse a mãe de Celeste, em entrevista ao Fantástico, da TV Globo.

Localização do celular reacendeu a esperança

Mario Fishbein, tio de Celeste, revelou que registros do celular dela em Gaza deram esperanças de mais informações.

“Sabemos que o telefone dela está lá em Gaza. Não localizaram o telefone em si, localizaram o último sinal do telefone. Mas isso não quer dizer nada, o telefone pode estar em um lado e ela pode estar em outro”, explicou.

A família admite que a preocupação aumenta com o passar dos dias. “Vai passando o tempo e você vai ficando mais desesperado, porque eles não passam nenhum tipo de informação”, reconheceu Mario.

Amostra de DNA

Na última quarta-feira (11/10), a mãe de Celeste foi até Gaza para dar uma amostra de DNA da filha, para saber se ela poderia estar entre as vítimas da guerra. No entanto, até sexta-feira (13/10), não havia notícias sobre o paradeiro da jovem.

A esperança, no entanto, prevaleceu: chegou a notícia de que Celeste provavelmente está entre as pessoas sequestradas pelo Hamas – o que significa que ela não está entre as vítimas já encontradas.

No dia do ataque, Celeste e o seu namorado estavam na casa dela, no Kibutz Be’eri, uma comunidade agrícola bem próxima da Faixa de Gaza.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?