metropoles.com

EUA veta, pela terceira vez, cessar-fogo entre Israel e Hamas

Resolução proposta pelos países árabes teve 13 votos a favor e o veto dos EUA. Assembleia Geral deve ter uma sessão especial de emergência

atualizado

Compartilhar notícia

Lev Radin/Pacific Press/LightRocket via Getty Images
Imagem colorida mostra o conselho de segurança da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque eua - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o conselho de segurança da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque eua - Metrópoles - Foto: Lev Radin/Pacific Press/LightRocket via Getty Images

Foi vetada pelos Estados Unidos (EUA), nesta terça-feira (20/2), uma resolução das Nações Unidas (ONU), proposta pelos países árabes, que exigia cessar-fogo humanitário imediato na guerra de Israel contra Hamas. Com o novo veto, este foi o terceiro voto contra do país a uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que exigia um cessar-fogo.

O texto previa um “cessar-fogo humanitário imediato, a ser respeitado por todas as partes” e precisava de, pelo menos, nove votos e nenhum veto dos cinco membros permanentes: Estados Unidos, China, Rússia, França e Reino Unido, o que não aconteceu. A resolução teve 13 votos a favor e 1 contra, com a abstenção do Reino Unido e veto dos EUA.

De acordo com a ONU, depois do veto dos Estados Unidos, nesta segunda-feira, a Assembleia Geral deve ter uma sessão especial de emergência para examinar o uso do veto por países que são membros permanentes do Conselho de Segurança.

Mais de 29 mil pessoas morreram em Gaza desde o início da guerra entre Israel e o movimento islamista palestino, segundo o Ministério da Saúde do Hamas.

Explicação dos EUA

De acordo com o jornal britânico The Guardian, a embaixadora Linda Thomas-Greenfield, afirmou que o cessar-fogo “poderia interferir nos esforços em curso dos EUA para chegar a um acordo entre as partes em conflito”. O jornal americano, The New York Times, teve acesso ao rascunho da resolução de cessar-fogo, que será proposta pelo país.

No texto, que ainda está nos estágios iniciais de negociações, há um alerta a Israel contra uma invasão por terra à cidade de Rafah, no sul de Gaza, onde milhões de palestinos se refugiam e ainda a apresenta a proposta de liberação de todos os reféns mantidos pelo Hamas.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?