metropoles.com

Coreia do Norte recusa 3 milhões de doses de vacina contra a Covid

País disse ao Unicef que os imunizantes, fabricados pela China, devem ser entregues para as nações mais necessitadas

atualizado

Compartilhar notícia

Micha Brändli/Unsplash
Foto colorida de bandeiras da Coreia do Norte
1 de 1 Foto colorida de bandeiras da Coreia do Norte - Foto: Micha Brändli/Unsplash

A Coreia do Norte rejeitou uma remessa de 3 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 do consórcio Covax Facility, da Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com o Unicef, o país sugeriu que os imunizantes sejam entregues às nações mais necessitadas.

A informação é da agência internacional AFP. O país ocidental foi um dos primeiros a fechar suas fronteiras, em janeiro de 2020, a fim de conter a disseminação do coronavírus.

A nação oriental “comunicou que as 2,97 milhões de doses da Sinovac que o Covax está oferecendo à Coreia do Norte podem ser enviados para países gravemente afetados, tendo em vista o fornecimento global limitado de vacinas”, declarou um porta-voz do Unicef à agência de notícias France Presse.

Esta não é a primeira vez que a Coreia do Norte recusa vacinas. Em julho, o país também teria rejeitado imunizantes da AstraZeneca. O motivo seriam preocupações com possíveis efeitos colaterais.

Pyongyang diz que nenhum caso foi detectado no território norte-coreano. No entanto, a suspensão do comércio com a China para evitar a propagação da Covid causou uma crise alimentar no país, que acabou aceitando retomar os diálogos com a vizinha, Coreia do Sul. O país de Kim Jong-un havia cortado a comuncação em retaliação aos desertores norte-coreanos que moram no Sul e que lançaram balões com panfletos anti-Kim através da fronteira.

O que é o consórcio Covax Facility

O Brasil é um dos quase 200 países que integram a iniciativa global, criada para permitir o acesso justo e igualitário de vacinas por meio de parcerias com diferentes laboratórios. Além da OMS, o consórcio é coliderado pela Coalizão para Promoção de Inovações em prol da Preparação para Epidemias (CEPI) e pela Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (Gavi), em parceira com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?