metropoles.com

Boeing teria desligado função de segurança sem avisar, diz jornal

O desligamento, responsável por alertar os pilotos sobre possíveis defeitos nos sensores da aeronave, é a suposta causa dos acidentes

atualizado

Compartilhar notícia

LOT – Polish Airlines Boeing 737 MAX 8
1 de 1 LOT – Polish Airlines Boeing 737 MAX 8 - Foto: null

A Boeing teria desativado uma função de segurança padrão no Boeing 737 Max sem avisar as companhias aéreas, revelou neste domingo, 28, o The Wall Street Journal. O desligamento do sistema, responsável por alertar os pilotos sobre possíveis defeitos nos sensores da aeronave, é a suposta causa de dois acidentes: em outubro de 2018, da Lion Air (189 mortos), e em março deste ano, em voo da Ethiopian Air (157 mortos). A Boeing ainda não explicou porque a função foi desabilitada.

Segundo a agência Dow Jones, a função só seria habilitada no Boeing 737 caso a empresa aérea pagasse por medidas de segurança adicionais. O órgão regulador de aviação dos Estados Unidos e a gerência da Southwest, uma das afetadas, só souberam da mudança um ano depois que os aviões entraram em serviço – e quando o primeiro acidente já havia ocorrido.

O documento afirma que a Southwest e as demais companhias aéreas que operam o Boeing 737 foram alertadas após o primeiro acidente. A companhia aérea teria então solicitado que os alertas que haviam sido desligados fossem reativados – o que não ocorreu. Autoridades do governo e da indústria insistem que entender o motivo para o desligamento dos alertas é central para esclarecer problemas de segurança que cercam o modelo.

Novo software ou aposentadoria
Em março, após o segundo acidente, a Boeing atualizou o software defeituoso e os procedimentos para pilotar o avião. Em reportagem publicada neste domingo, 28, pela Reuters, a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) afirmou que a Associação dos Pilotos Aliados (APA), que representa os pilotos da American Airlines, já alertaram que as novidades não contemplam de maneira satisfatória os temores sobre o 737 Max.

À Reuters, a Boeing disse preparar nova atualização do software, além de um pacote de treinamento que aborda o sistema de correção de ângulo da aeronave. Sobre uma possível “aposentadoria” do Boeing 737, um porta-voz da FAA disse que “é uma opção a ser considerada”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?