metropoles.com

Após retomar laços, Irã fala em cooperação nuclear com a Arábia Saudita

Anúncio acontece no mesmo dia da reabertura da embaixada do Irã na Arábia Saudita, após 7 anos de relações cortadas

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Iranian And Saudi Arabian Flag Pair On A Desk Over Defocused Background
1 de 1 Iranian And Saudi Arabian Flag Pair On A Desk Over Defocused Background - Foto: Getty Images

Cerca de três meses após retomarem laços diplomáticos, o Irã agora sinalizar que deseja expandir as relações com a Arábia Saudita e fala em cooperação nuclear com o país do Golfo Pérsico.

A informação foi divulgada na última terça-feira (6/6) pela agência de notícias Nour News, filiada ao Conselho Supremo de Segurança do Irã, e replicada por agências estatais do país liderado pelo aiatolá Ali Khamenei.

“Apesar da oposição dos sionistas ao avanço nuclear da Arábia Saudita, a cooperação no campo das tecnologias nucleares pacíficas e a transferência de experiências sob a supervisão da AIEA, pode ser um dos eixos principais nas relações bilaterais entre Teerã e Riad”, divulgou a agência.

O anúncio foi divulgado no mesmo dia em que o Irã reabriu sua embaixada na Arábia Saudita após sete anos de distanciamento entre os dois países.

Mediado pela China, Teerã e Riad decidiram retomar laços no último dia 10 de março. Além de estreitar os laços em áreas como a economia e tecnologia, os dois países concordaram em respeitar a soberania e não interferir em assuntos internos um do outro.

EUA tentam manter influência na região

Apesar do protagonismo chinês na resolução dos problemas diplomáticos entre Irã e Arábia Saudita, os Estados Unidos trabalham para manter sua influência na região em um momento de mudanças nas alianças da região.

Nessa quarta-feira (7/6), o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, esteve presente na reunião ministerial do Conselho de Cooperação para os Estados Árabes do Golfo, realizada na capital da Arábia Saudita, Riad.

Durante a visita, Blinken afirmou que os EUA continuam comprometidos com os parceiros no Oriente Médio, e manteve reuniões com o chanceler saudita, príncipe Faisal, em uma tentativa de fortalecer os laços com a Arábia Saudita, que tem se aproximado da China nos últimos meses.

Já nesta quinta-feira (8/6), o secretário de Estados dos EUA se reuniu com o príncipe da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, e afirmou ter discutido temas como cooperação econômica e científica, o combate ao terrorismo e soluções para a guerra civil no Iêmen, que já dura mais de oito anos. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?