metropoles.com

Após mediação da China, Irã e Arábia Saudita restabelecem relações

Eles irãos reativar um acordo de cooperação de segurança assinado em 2001, além de estreitar os laços econômicos e tecnológicos

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Iranian And Saudi Arabian Flag Pair On A Desk Over Defocused Background
1 de 1 Iranian And Saudi Arabian Flag Pair On A Desk Over Defocused Background - Foto: Getty Images

Os laços diplomáticos entre Irã e Arábia Saudita foram restabelecidos e as embaixadas serão reabertas nos respectivos países dentro de dois meses. O acordo foi mediado pelo governo chinês. A confirmação foi feita nesta sexta-feira (10/3), pelas redes sociais iranianas.

“Como resultado das negociações, o Irã e a Arábia Saudita concordaram em retomar as relações diplomáticas e reabrir as embaixadas, dentro de dois meses”, informou a agência de notícias iraniana.

O texto publicado pelo Ministério das Relações Exteriores do Irã agradece o presidente da China, Xi Jinping, por promover uma política de “boa vizinhança” entre a Arábia Saudita e o Irã.

“Agradecemos a nobre iniciativa do presidente da República Popular da China, Xi Jinping, que apoiou o desenvolvimento de uma boa relação entre o Reino da Arábia Saudita e a República Islâmica do Irã”, diz o texto (tradução livre).

Entre os acordos firmados para a retomada das relações diplomáticas está o respeito à soberania, ou seja, os respectivos governos não irão interferir em assuntos internos um do outro.

Os governos irão reativar um acordo de cooperação de segurança assinado em 2001, e estreitar laços econômicos e tecnológicos.

Motivo da briga

Vale lembrar que as relações diplomáticas foram rompidas em 2016. A iniciativa foi do governo saudita, após manifestantes iranianos invadirem postos diplomáticos sauditas no país.

A invasão foi motivada pela execução de um estudioso muçulmano.

Lados rivais

Apesar da reaproximação, o Irã e a Arábia Saudita estão em lados rivais em uma série de questões regionais, como os conflitos no Líbano, Síria e Iêmen.

A expectativa é de que as relações entre Teerã e Riad causem um efeito na política do Oriente Médio.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?