metropoles.com

Após farpas de Milei, Argentina pode sofrer embargo, diz especialista

Ao acusar chefes de Estado da Espanha e Colômbia, Presidente Javier Milei pode provocar até embargo contra produtos da Argentina

atualizado

Compartilhar notícia

Tomas Cuesta/Getty Images
Imagem colorida do candidato à presidência da Argentina, Javier Milei - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do candidato à presidência da Argentina, Javier Milei - Metrópoles - Foto: Tomas Cuesta/Getty Images

A Espanha anunciou, nessa terça-feira (21/5), a retirada definitiva da embaixadora, María Jesús Alonso Jiménez, da Argentina. A decisão veio após o presidente do país sul-americano, Javier Milei, acusar de “corrupta” a esposa do premiê espanhol Pedro Sanchez. Para especialistas em direito internacional, a retirada definitiva para a diplomacia é algo “forte” e “raro”, que pode acarretar em “embargos” ao país, além de minar a confiança de investidores estrangeiros.

A fala do presidente argentino foi feita durante comício organizado pela extrema direita espanhola, Vox, no último domingo (19/5), em Madri, capital espanhola. No mesmo dia, o governo de Sanchez exigiu que Milei fizesse um pedido oficial de desculpas. Todavia, a Casa Rosada disse que o governo do país não tinha motivo para pedir desculpas.

Para o especialista em direito internacional público pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) João Coser, a fala de Milei causa um ruído na relação entre os países.  A Argentina é uma grande exportadora de grãos, principalmente para a União Europeia, e o afastamento com países europeus pode ser prejudicial.

“No momento, caso se rompa 100% dessa relação, o que pode levar até embargos, caso o conflito se acentue, quem mais sofre é a Argentina”, diz Coser.

Não é a primeira vez que o presidente da Argentina causa rusgas no âmbito diplomático. Em março, diplomatas argentinos foram expulsos da Embaixada em Bogotá, após Milei ter chamado o chefe do Executivo da Colômbia, Gustavo Petro, de “assassino terrorista”.

Segundo o economista e delegado da Juventude no programa da Organização das Nações Unidas (ONU), Jefferson Lucas, a retirada da embaixada é um gesto diplomático extremamente forte e raro.

“Este ato sinaliza uma crise profunda e uma deterioração significativa na confiança mútua, podendo levar a uma escalada de retaliações e menor cooperação em várias frentes”, frisa Lucas.

João Coser também analisa a retirada espanhola de Buenos Aires, e brinca ao comparar a decisão com um tapa na cara durante uma discussão. “Levando em consideração a importância da figura da embaixada e da embaixadora ali, é muito forte isso, é quase uma quebra de elos”, analisa Coser.

A relação entre Argentina e Espanha vem desde a colonização espanhola na região argentina e ao longo da história os países sempre mantiveram um bom relacionamento. “Conflitos diplomáticos como o atual são raros e contraproducentes para a relação usualmente cordial entre as nações”, pontua Jefferson Lucas.

Embaixador

O título de embaixador é conferido ao chefe de uma missão diplomática — embaixadas e representações junto a organismos internacionais—, seja ele ou não à carreira diplomática. Cabe ao presidente da república indicar os embaixadores, no qual qualquer cidadão pode ser designado. De acordo com o internacionalista João Coser, e de suma importância a presença de um embaixador na representação diplomática e de boas políticas entre os Estados.

“O embaixador é a figura do seu país e pode ali negociar diversos tipos de acordos e fazer presença em eventos com representatividade. Visto isso, a relevância de uma embaixada é muito grande, pois acima de tudo ela representa boas relações diplomáticas entre os Estados”, disse o especialista em relações internacionais João Coser.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?