metropoles.com

17 de dezembro de 1790: (re)descoberta a Pedra do Sol dos Astecas

São 3,6 metros de diâmetro e 24 toneladas. A principal peça de arte do império Azteca estava enterrada debaixo da Catedral de México City

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução Viajares
Pedro do Sol, México
1 de 1 Pedro do Sol, México - Foto: Reprodução Viajares

Por mais que pode parecer estranho, o conceito de praça urbana está submetido a interpretações. Se for considerar somente as desimpedidas, ou seja sem edifício no meio, a Praça da Constituição (que todos chamam de Zócalo) na cidade de México é a quarta maior praça urbana do mundo, atrás das bem conhecidas Praça da Paz Celestial em Pequim e da Praça Vermelha em Moscou.

Mas nota-se de passagem que se ampliar o termo praça aos espaços centrais que possam conter um ou vários prédios no meio, o Brasil aparece como vice mundial, atrás da praça central de Jacarta, na Indonésia, com a Praça dos Girassóis de Palmas, capital do Tocantins.

Mas voltamos à Cidade de México. Em 17 de dezembro de 1790, nas fundações da catedral, os espanhóis botam de novo a mão na Pedra do Sol. De novo, porque foram seus ancestrais que a enterraram lá. Quase três séculos antes.

E voltamos antes da chegada do espanhol Hernán Cortés e de suas tropas, em 1519. A cidade se chama Tenochtitlan. Foi fundada em 1325 por um povo que veio do norte do México e se estabeleceu nas ilhas da baia.

Aos poucos, esta cidade-estado começa a dominar seus vizinhos. São os méxicas. E com outros tribos ao redor, compartilham um idioma, o náuatle. O que vai criar as condições de formar, a partir de 1429, uma aliança de três grandes cidades. É o que é costumadamente chamado do Império Asteca.

Como 20 milhões de pessoas puderam ser literalmente decimadas (só sobraram 1,5 milhão após a ocupação espanhola, em razão de massacres e da contaminação por vírus), por algumas centenas de europeus? Qual o legado no México de hoje dos mexicas? Qual palavra náuatle atravessou o mundo, associado a uma fruta que era só cultivada lá, e continua utilizado todos os dias?

Algumas respostas, e outras estarão nos Cabeças da Notícia da Radio Metrópoles nesta quinta-feira (16/12), entre 07H00 e 09H00. Em 104.1 FM em Brasília e região, e ao redor do mundo (en el Zócalo tambien) pelo aplicativo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?