metropoles.com

Presidente da TCB gera crise com distrital após encontro com Arruda

André Brandão é indicado por Rodrigo Delmasso (Podemos) para o cargo. Eles teriam rompido com a possibilidade de candidatura do gestor

atualizado

Compartilhar notícia

Agência Brasília
André Brandão 2
1 de 1 André Brandão 2 - Foto: Agência Brasília

Um encontro ocorrido no mês passado entre o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda (PR) e o atual presidente da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), André Brandão, estremeceu completamente a relação do presidente da estatal com o padrinho político dele, o deputado distrital Rodrigo Delmasso (Podemos).

No encontro, André Brandão teria confirmado a intenção de disputar uma vaga para a Câmara Legislativa do Distrito Federal nas eleições deste ano, fato que motivou o descontentamento de Delmasso. A intenção atrapalharia os planos na busca da reeleição do parlamentar. A reunião foi confirmada por pelo menos duas fontes ouvidas pelo Metrópoles.

Já considerado tradicional, o evento é marcado anualmente para reunir amigos do ex-governador e, na última edição, contou com a presença de importantes aliados de Arruda. A reunião ocorreu no dia 22 de dezembro, na casa do ex-porta-voz do governo Arruda, o jornalista Omézio Pontes, localizada no Park Way.

Um dos presentes foi o deputado federal Izalci Lucas, que preside o Partido da Social Democracia Brasileira no DF. Ex-diretor da Companhia Energética de Brasília, Haroaldo Brasil de Carvalho também esteve no local com o ex-administrador do Guará, Deverson Lettieri. Os dois teriam sido responsáveis pela interlocução entre Brandão e Arruda.

Questionado sobre o encontro com o ex-governador, André Brandão – que já ocupou a Administração do Guará por dois anos na gestão atual – não soube responder com precisão a motivação da conversa. “Não lembro. Faz muito tempo”. Com a insistência da reportagem ao reforçar que a reunião ocorreu há pouco menos de um mês, o gestor confirmou o encontro, o qual classificou como “casual”. “Não sei ao certo como se deu. Lembro apenas que foi um evento social”, disse à coluna.

Candidato a distrital
Com a memória um pouco mais fotográfica, as fontes ouvidas pelo Metrópoles apontaram que o presidente da TCB declarou na oportunidade a intenção de disputar uma vaga para a Câmara Legislativa do Distrito Federal, nas eleições deste ano. “Ele estava em busca de um partido que o abrigasse”, disse um dos participantes da confraternização à coluna. Atualmente, Brandão é filiado ao Podemos, a mesma legenda de Delmasso.

O fato de o gestor estar abrigado no governo de Rodrigo Rollemberg (PSB), um dos principais adversários do ex-governador José Roberto Arruda, não é o suficiente para arrudistas estranharem a presença de André Brandão no evento. “No processo político, é natural que se converse com lideranças conhecidas”, resumiu uma das fontes.

A lógica não é tão clara assim para o deputado distrital Rodrigo Delmasso, que afirmou não impedir as aspirações políticas do aliado, mas disse que precisará reformular a equipe caso a candidatura se confirme. “Nosso grupo espera uma posição para saber o que ele vai decidir. Se Brandão será realmente candidato, não terá como ficar no grupo e onde está”, destacou Delmasso. Brandão ocupa o cargo na TCB por indicação do deputado distrital.

Aliança antiga
Aliados de primeira hora desde a penúltima campanha eleitoral, Delmasso e Brandão passaram a se distanciar, mesmo que de forma não oficial, após os rumores do possível projeto político do presidente da TCB. Apesar de não confirmar, André Brandão disse à coluna não descartar uma eventual candidatura. No entanto, garante ele, pela falta de definição sobre o futuro, permanecerá no cargo que ocupa na gestão Rollemberg.

“Tenho uma história com a política e sempre tive, não é de agora. No entanto, não é momento para falar sobre isso. Não posso dizer que sou candidato, mas não vou dizer que não sou”, despistou.
O aliado de Delmasso reconheceu ter problemas na parceria com o distrital, apesar de descartar o rompimento. “Não vou dizer que os ânimos estão bem, mas não houve até agora nenhum comunicado de ruptura. Até almoçamos juntos na semana passada”, encerrou.

Procurado pela coluna, o Palácio do Buriti preferiu não comentar o caso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?