metropoles.com

Laboratório Central do DF está sem água potável e pede caminhão-pipa

Desabastecimento ameaça realização de diagnósticos laboratoriais de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Autoridades do DF visitam Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen)
1 de 1 Autoridades do DF visitam Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Responsável pelas análises laboratoriais e pesquisas para as ações de vigilância a doenças no Distrito Federal, o Laboratório Central (Lacen) da Secretaria de Saúde está desabastecido de água potável desde o dia 12 de novembro (quinta-feira). O líquido é essencial para a análise de exames realizados pelos técnicos do órgão.

Documento obtido pela Janela Indiscreta revela que o desabastecimento “vem impactando a realização de análises e diagnósticos laboratoriais, dentre eles diagnóstico sorológico das arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela), diagnóstico sorológico de HIV e hepatites e, principalmente, o diagnóstico molecular da Covid-19, cujas amostras são recebidas de toda a rede pública de saúde do DF”.

O memorando foi assinado na segunda-feira (16/11) pela diretora do Lacen, Grasiela Araújo da Silva. Ela solicita apoio operacional para que a Gerência de Clientes Especiais da pasta resolva paliativamente o problema.

“Solicitamos a essa Gerência de Clientes Especiais-CACE o apoio no fornecimento de água potável para abastecer a caixa de água do Lacen, com capacidade aproximada de 20.000 L (vinte mil litros), até que o processo emergencial de reparo seja concluído”, registrou.

Falta água potável no Lacen-DF by Metropoles on Scribd

Caminhão-pipa

Procurada pelo Metrópoles, a Secretaria de Saúde esclareceu que as atividades do Laboratório Central não estão prejudicadas. “No momento, a unidade está lidando com um desabastecimento parcial de água em função de um problema interno”, pontuou.

A nota encaminhada à reportagem também informa que “a testagem para a Covid-19 não foi interrompida e nenhum resultado está em atraso, visto que o Lacen tem um prazo para concluir a investigação epidemiológica”.

De acordo com a pasta, “a princípio, um caminhão-pipa irá fazer um abastecimento temporário no Lacen enquanto a unidade aguarda a conclusão de um Programa de Descentralização Progressiva de Ações de Saúde (PDPAS) para a solução do problema”, finalizou.

 

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?