metropoles.com

Gilmar critica lista tríplice para PGR: “Janot foi coautor desse desastre institucional”

Ministro do STF integrou, nesta segunda (27/9), webinar sobre combate à corrupção realizada pelo Metrópoles e Associação de Procuradores

atualizado

Compartilhar notícia

Rosinei Coutinho/SCO/STF
Gilmar Mendes
1 de 1 Gilmar Mendes - Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), questionou, nesta segunda-feira (27/9), a escolha por lista tríplice de quem pode ocupar o cargo de procurador-geral da República (PGR). A crítica foi direcionada ao ex-procurador Rodrigo Janot, que conduziu os trabalhos da Operação Lava-Jato.

“Tivemos uma gestão da procuradoria mais desastrosa de nossa história. Eu tenho recomendado que nós reflitamos sobre esse órgão. Talvez encontremos um formato para a designação do procurador-geral. Estou convencido que não é a lista. A lista produziu, todas as vezes, o procurador [Rodrigo] Janot como líder de associação que foi escolhido para ser também o PGR. E é, talvez, o autor ou coautor desse desastre institucional que nós cometemos ao longo dessa curta e grande, em termos de repercussão, história”, disse.

O magistrado participou do webinar A Pandemia e o Vírus da Corrupção, realizada pelo Metrópoles e a Associação Nacional dos Procuradores Estaduais e do Distrito Federal (Anape).

Mendes também elogiou o atual procurador-geral, Augusto Aras, escolhido do presidente Jair Bolsonaro fora da lista tríplice, por ter acabado com a chamada força-tarefa dentro do órgão fiscalizador, que costumava ter a contribuição de representantes de vários setores dos poderes públicos.

“O procurador Aras agiu bem ao desmontar essa estrutura de força-tarefa, que envolvia procuradores, o juiz ou juízes, técnicos da Receita Federal, Polícia Federal e que se fazia um bloco que atuava, em muitos casos, fora dos ditames da lei. Isso nós não podemos reproduzir”, afirmou.

Além do ministro Gilmar Mendes, participaram do seminário virtual o senador Rogério Carvalho (PT-SE) e Vicente Braga, presidente da Associação Nacional dos Procuradores Estaduais e do Distrito Federal (Anape).

Assista ao evento:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?