metropoles.com

Após 24h de espera, avó de Michelle Bolsonaro é removida para a UTI do HRSM

Informação foi confirmada à coluna pela tia da primeira-dama, Maria de Fátima Ferreira, que explicou o quadro clínico da idosa

atualizado

Compartilhar notícia

JP RODRIGUES/ METRÓPOLES
Prédio branco com verde
1 de 1 Prédio branco com verde - Foto: JP RODRIGUES/ METRÓPOLES

Após 24 horas de espera, a avó materna da primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro, Maria Aparecida Firmo Ferreira, de 80 anos, foi transferida para a unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). A remoção ocorreu na noite de sexta-feira (4/7), conforme informou ao Metrópoles Maria de Fátima Ferreira, filha dela e tia de Michelle Bolsonaro.

Na última quinta-feira (2/7), a coluna revelou que a idosa foi confirmada com o novo coronavírus e está com 78% da capacidade pulmonar comprometida, o que fez com que a equipe médica da unidade optasse pelo uso de uma máscara não reinalante, dispositivo de alto fluxo com capacidade de ofertar até 95% de oxigênio e indicado para pacientes com insuficiência respiratória aguda e grave. Ela não foi entubada.

“Hoje, quem me deu notícias de nossa mãe foi minha irmã. Ela foi transferida para a UTI e não está entubada. Está muito consciente e com os órgãos funcionando bem, segundo relataram os médicos. Ela me mandou um áudio e está com a voz muito cansada, um pouco rouca, mas acredito que pela situação dos pulmões dela. Estamos orando e tudo ficará bem, se Deus quiser”, disse Maria de Fátima.

Maria Aparecida Firmo foi transferida para o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), na quarta-feira (1º/7), onde passou a ser atendida nos boxes de emergência. Ela foi internada primeiramente no Hospital Regional de Ceilândia (HRC), sentindo falta de ar, após passar mal e cair em uma das ruas do Sol Nascente, onde mora.

Histórico

A idosa tem histórico de dispneia há 15 dias, com piora progressiva, associado a um quadro de tontura, tosse seca e coriza. Maria Aparecida negou, no entanto, sentir febre, congestão nasal e diarreia.

Aos médicos, a avó da primeira-dama relatou que saiu pela manhã, na tentativa de ir à farmácia comprar medicação, mas acabou passando mal e foi socorrida por um vizinho. Um morador a encontrou desmaiada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?