metropoles.com

Bolsonaro não participa do coquetel na posse de Lacalle Pou

A cerimônia contou com a presença do rei da Espanha e de vários chefes de Estado que prestigiaram a troca de comando do país

atualizado

Compartilhar notícia

Enviada especial a Montevidéu (Uruguai) – Sem interação com chefes de Estados e representantes de outros países que prestigiaram a posse do novo presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, o mandatário brasileiro Jair Bolsonaro (sem partido) deixou de participar do coquetel servido aos convidados, logo após os cumprimentos na Praça Independência, na tarde desse domingo (01/02/2020), em Montevidéu.

O presidente, a primeira-dama, Michelle, e sua comitiva, deixaram o local logo após os cumprimentos oficiais e seguiram, duas horas antes do previsto, para a casa do embaixador do Brasil no Uruguai, Joao Carlos De Souza-Gomes, onde estava planejado um jantar para as 19h.

Entre as autoridades presentes na recepção, estavam o rei da Espanha, Filipe VI, além dos presidentes da Colômbia, Iván Duque; do Chile, Sebastián Piñera; e do Paraguai, Mario Abdo Benítez – todos com orientação política mais à direita.

Antes das 18h, Bolsonaro estava na casa do representante brasileiro, onde permaneceu até as 20h20. Em seguida, saiu sem falar com a imprensa em direção à Base Aérea, para iniciar o voo de volta para o Brasil.

Apesar do adiantamento do presidente, o jantar foi servido na hora marcada: 19h. Havia a previsão de que o presidente desse entrevista, o que não ocorreu. Bolsonaro e sua comitiva saíram escoltados pela porta dos fundos da residência do embaixador.

Na passagem de Bolsonaro pelo Uruguai, ele pouco se manifestou. Ao chegar, foi direto para o Palácio Legislativo, onde ocorria a cerimônia de Compromisso de Honra e Declaração de Fidelidade do novo presidente. O evento foi conduzido pelo ex-presidente do país Pepe Mujica, que foi o senador mais votado nas últimas eleições.

Ao sair, o chefe do Executivo brasileiro parou alguns minutos para saudar apoiadores que gritavam o seu nome do outro lado da rua. Logo após, entrou no carro e seguiu.

Ao chegar ao local da segunda cerimônia, Bolsonaro sentou-se ao lado do rei da Espanha, Felipe VI. Próximo a eles, estavam o presidente do Chile, Sebastián Piñera, e o do Paraguai, Marío Abdo Benitez.

Em um dia de muito calor em Montevidéu, o presidente brasileiro acabou recebendo um chapéu Panamá para usar durante a cerimônia ao ar livre e proteger-se do sol.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?