metropoles.com

Última rodada do Brasileirão é adiada. Copa do Brasil terá final dia 7

A confirmação é da CBF. A decisão faz parte do luto pelas vítimas do acidente do avião que levava o time do Chapecoense para a Colômbia

atualizado

Compartilhar notícia

DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES
Jogos Olímpicos do Rio 2016  – Brasília(DF), 07/08/2016
1 de 1 Jogos Olímpicos do Rio 2016 – Brasília(DF), 07/08/2016 - Foto: DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES

A CBF anunciou no fim da manhã desta terça-feira o adiamento da última rodada do Campeonato Brasileiro. A decisão faz parte do luto pelas vítimas do acidente do avião que levava o time do Chapecoense para a Colômbia. Pelo menos 70 pessoas morreram nesta madrugada, sendo diversas delas integrantes da delegação do clube catarinense.

Em respeito à tragédia, a principal entidade do futebol brasileiro decidiu adiar a última rodada do campeonato deste domingo, dia 4, para o fim de semana que vem, dia 11 de dezembro A fase derradeira da competição servirá para decidir classificados para Libertadores e Sul-Americana, além dos rebaixados, uma vez que o Palmeiras já é campeão.

Além do adiamento da última rodada do Brasileirão, a CBF confirmou a nova data da segunda partida da decisão da Copa do Brasil, que já havia tido seu adiamento confirmado. Grêmio e Atlético-MG se enfrentariam nesta quarta, às 21h45, em Porto Alegre. O local e o horário foram mantidos, mas o duelo agora está programado para o dia 7 de dezembro.

A decisão da Copa do Brasil Sub-20 também foi adiada. A segunda partida entre Bahia e São Paulo, que aconteceria esta semana, foi remarcada para a quinta-feira da semana que vem, dia 8, às 21h15. O duelo será em Pituaçu.

Tragédia

O avião que transportava a delegação da Chapecoense contava com cerca de 80 pessoas a bordo. Entre os passageiros estavam 22 jogadores do time catarinense, mesmo número jornalistas.

Incluídos na lista de passageiros divulgada pelas autoridades colombianas, o presidente do Conselho Deliberativo da Chapecoense, Plínio David De Nes Filho, o deputado estadual Gelson Merisio (PSD-SC), presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, e o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, não estavam no avião.

Como o avião, da companhia aérea LaMia, da Bolívia, não tinha autorização para pousar em Medellín, a delegação da Chapecoense precisou embarcar em um voo comercial até Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, antes de pegar o avião que caiu quando já chegava ao aeroporto de Medellín. A aeronave caiu em um lugar de mata fechada, em uma região montanhosa, e de difícil acesso para as equipes de resgate.

Informações iniciais sobre o acidente, que agora está tendo as suas causas investigadas, dão conta de que o avião teria sofrido uma pane elétrica e o piloto teria liberado combustível da aeronave antes do pouso forçado para evitar que houvesse uma explosão na hora do choque com o solo. Também está sendo investigada a hipótese de que o combustível do avião teria acabado antes de o piloto ser obrigado a fazer o pouso forçado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?