metropoles.com

São Paulo busca apagar goleadas, bater Flamengo e manter série invicta

Rogério Ceni foi técnico do Flamengo entre 2020 e 2021, conquistando o título do Brasileirão e da Supercopa do Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Marcelo Endelli/Getty Images
Rogério Ceni
1 de 1 Rogério Ceni - Foto: Marcelo Endelli/Getty Images

O São Paulo vem de três vitórias consecutivas e aparenta ter superado a derrota na final do Paulistão. O ótimo desempenho exibido pelos titulares na estreia do Brasileirão mostra que a equipe tem potencial para lutar na parte de cima da tabela. Para confirmar essa tendência, o time de Rogério Ceni vai em busca de mais três pontos em visita ao Flamengo, neste domingo (17/4), às 16h, no Maracanã.

Para o treinador, o jogo vale ainda mais. Rogério Ceni foi técnico do Flamengo entre 2020 e 2021, conquistando o título do Brasileirão e da Supercopa do Brasil. Foi desligado da equipe rubro-negra pela patologia crônica que afeta o clube carioca no pós-Jorge Jesus. Com o São Paulo, em sua primeira oportunidade de reencontrar o antigo time, no entanto, foi derrotado, por 4 a 0, no Morumbi. O jogo ficou marcado pelos gols assinalados por Gabigol e Bruno Henrique no primeiro e quarto minutos de partida, respectivamente.

Aquele duelo parecia ser o fundo do poço para o São Paulo, que lutava contra o rebaixamento. Ao fim do torneio, o lado tricolor conseguiu se recuperar. Com mudanças no elenco em 2022, Ceni reconstruiu a equipe e transformou sua mentalidade. Levou o grupo ao vice-campeonato paulista e dá sinais positivos para o restante da temporada. Para o São Paulo, a sina com o Flamengo vai mais além. No último encontro no Maracanã, no primeiro turno do último Brasileirão, o rival rubro-negro venceu por 5 x 1.

Do time escalado na goleada do Rio, quando o São Paulo ainda era comandado pelo argentino Hernán Crespo, apenas um jogador segue com status de titular: o meia Gabriel Sara. Se comparada a escalação do 4 x 0, quatro atletas são peças mantidas por Rogério Ceni: os zagueiros Diego Costa e Leo, o volante Igor Gomes e o artilheiro da equipe, Jonathan Calleri.

Rogério Ceni tem feito um rodízio no elenco do São Paulo para evitar grandes desgastes físicos que prejudiquem o desempenho da equipe ao longo do Campeonato Brasileiro. Com adversários fracos na fase de grupos da Copa Sul-Americana, o ex-goleiro tem optado por dar oportunidades a atletas que costumam ocupar o banco de reservas. No torneio nacional, o cenário se inverte, e os titulares voltam ao time.

“São jogos pesados. Entre tantos times na Copa do Brasil, nós pegamos um time competitivo (Juventude). O Flamengo no Rio dispensa comentários, e o próprio Red Bull Bragantino na sua casa também. Temos três jogos difíceis e vamos ter de ver quem vamos utilizar”, disse Rogério Ceni após a vitória sobre o Everton de Viña del Mar, na quinta-feira.

Atento à gestão do grupo, o técnico prefere não apontar “titulares e reservas”. O São Paulo, no entanto, conta com 13 titulares em seu elenco. Sim, 13. Além dos 11 que atuaram na goleada sobre o Athletico-PR, por 4 x 0, Gabriel Sara e Rodrigo Nestor voltam a estar à disposição e disputam vaga com Nikão e Alisson. Os atletas têm características diferentes e dão ao treinador a chance de construir um time versátil.

Desconfiança rubro-negra

As vitórias na Libertadores, sobre Sporting Cristal e Talleres, não calaram os críticos do Flamengo nesta temporada. Tampouco apaziguaram os ânimos no Ninho do Urubu. Sem um grupo coeso nas mãos, o técnico português Paulo Sousa tem tido dificuldade em aplicar seus métodos e modelo de jogo. A transparência com a qual por vezes trata o assunto não é vista com bons olhos no elenco.

Após o empate na estreia do Brasileirão com o Atlético Goianiense, a desconfiança mudou de patamar, e um novo tropeço no Maracanã pode abrir caminho para ampliar a crise. Outro problema para Paulo Sousa será encontrar um substituto à altura de Bruno Henrique. O atacante tem uma tendinopatia no joelho direito e não enfrenta o São Paulo. A zaga também deve ter improviso, com Willian Arão ocupando lugar na defesa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?