metropoles.com

Messi faz dois, Barça vence o Arsenal e se aproxima das quartas

Com o triunfo em Londres, o Barcelona chega a 33 jogos de invencibilidade na temporada

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Twitter fcbarcelona_br
messi barcelona
1 de 1 messi barcelona - Foto: Reprodução/Twitter fcbarcelona_br

Nas outras duas vezes que Arsenal e Barcelona se enfrentaram em mata-matas da Liga dos Campeões nos últimos anos, os ingleses até foram bem em casa e só sucumbiram na volta, na Espanha. Desta vez, nem isso. Com dois gols de Lionel Messi, que até então não havia marcado contra Peter Cech, o Barça venceu o Arsenal por 2 a 0 nesta terça-feira, em Londres, em partida de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões, e encaminhou vaga às quartas. A volta será no dia 16 de março, no Camp Nou.

Com o triunfo no Emirates Stadium, o Barcelona chega a 33 jogos de invencibilidade na temporada, desde outubro. Com mais um triunfo, iguala o recorde histórico espanhol, que pertence ao Real Madrid de 1988/1989. Nos dois próximos compromissos, o Barça pega o Sevilla (domingo, em casa) e o Rayo Vallecano (quinta-feira, fora) pelo Espanhol. O Arsenal faz clássico contra o Manchester United no domingo, fora, pelo Inglês.

Já Messi, com os dois gols, assumiu a disputa pela artilharia do futebol internacional no ano, com 16, superando exatamente o companheiro Suárez, que marcou 15. Na carreira, já são oito gols do argentino em cinco jogos contra o Arsenal. Ele fora decisivo nos confrontos de 2011, pelas oitavas, e de 2010, nas quartas.

O JOGO – Mesmo precisando ganhar jogando em casa, o Arsenal pouco fez nos primeiros minutos. O Barcelona, tentando impor seu ritmo de jogo, ainda chegava pouco, mas, após 15 minutos, a estatística de posse de bola já marcava 70% para o Barça, média que se manteve até o fim do jogo.

O Arsenal apostava em contra-ataques e teve a grande chance do primeiro tempo. Aos 21 minutos, Bellerín chutou, Daniel Alves desviou a bola sobrou para Chamberlain na pequena área. O atacante se embananou todo com ela e acabou chutando em cima de Ter Stegen, desperdiçando uma oportunidade raríssima de deixar o Barça atrás no placar.

O lance deu coragem ao Arsenal, que passou a se lançar mais, obrigando o Barcelona a recuar mais do que está acostumado. O time espanhol encontrava dificuldades na transição entre o meio-campo e o ataque e só conseguiu assustar nos minutos finais do primeiro tempo. Num lance, após troca de passes entre o trio de ataque, Suárez tentou o passe quando deveria ter chutado e desperdiçou. Depois, já nos acréscimos, o uruguaio cabeceou para cima o cruzamento de Daniel Alves.

Na segunda etapa o jogo foi muito mais aberto, dinâmico e emocionante. Logo aos 3 minutos, Neymar recebeu de Iniesta na área, ficou cara a cara com Peter Cech, e parou no goleiro. O Arsenal respondeu com Giroud, que, de cabeça, exigiu boa defesa de Ter Stegen.

A partir dos 20 minutos, porém, o Arsenal não conseguiu mais jogar. A primeira boa chance até foi desperdiçada por Suárez, que cruzou rasteiro e não conseguiu encontrar Neymar, que chegou atrasado. Pouco depois, aos 26, não havia o que os ingleses fazerem. Num daqueles contra-ataques mortais, o brasileiro recebeu de Suárez, carregou e deu para Messi, livre, cortar Cech e abrir o placar.

Neymar poderia ter feito o segundo num lance aos 33 minutos, mas tentou um drible a mais na área e desperdiçou. Messi ainda consertou o lance e deu para Suárez que, livre, também perdeu – mandou no pé da trave.

O Barça queria mais e conseguiu. Mertesacker errou o domínio na área, Flamini chegou atrasado para consertar e fez pênalti em Messi. O argentino mesmo bateu, deslocou Cech, e fez o segundo. Depois, nos acréscimos, o terceiro só não saiu porque o goleiro fez milagre para pegar cabeceio de Neymar.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?