metropoles.com

Matemática Vascaína: quais as chances do Vasco voltar à Série A

Vindo de duas derrotas seguidas e a 8 pontos do G4, o Cruzmaltino não depende mais apenas de si para retornar à elite do futebol brasileiro

atualizado

Compartilhar notícia

Rafael Ribeiro/Vasco
Vasco x CRB
1 de 1 Vasco x CRB - Foto: Rafael Ribeiro/Vasco

Faltando cinco jogos para o fim da Série B, o Vasco está na nona colocação e não depende apenas de si para retornar à primeira divisão. Neste domingo (7/11), precisa vencer o clássico contra o Botafogo para continuar sonhando.

Para o professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Gilcione Nonato, caso o Gigante da Colina não vença, somente um “milagre” o faria voltar para a Série A.

“Em caso de vitória do Botafogo, as chances de acesso para o Vasco da Gama passam a ser de 0.03%. Em caso de empate, de 0.14%”, explicou ao Metrópoles.

Na última rodada, a equipe perdeu para o Guarani com gol já nos minutos finais, logo após o atacante German Cano ter desperdiçado cobrança de pênalti que daria a vitória ao time carioca. Foi a segunda derrota seguida, pois antes havia perdido para o CSA por 3 x 1 em São Januário. 

0

Com esses resultados, o Vasco da Gama viu as chances de subir para Série A reduzirem bastante. De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, a probabilidade de conseguir o acesso é de 0,50%. 

Após 33 partidas, o cruzmaltino soma 47 pontos. O Goiás, 4° colocado, chegou aos 55 pontos ao empatar por 1 x 1 contra o Operário neste sábado (6/11). São 8 pontos que separam as duas equipes, restando apenas 5 jogos para o fim do Campeonato. Completam o G4 Coritiba (1°), Botafogo (2°) e Avaí (3°).

Segundo os cálculos do Departamento de Matemática da UFMG, Coritiba e Botafogo estão praticamente garantidos na Série A do ano que vem, cada um com 98.6% de chances de subir. Já o Avaí também estaria com a classificação bem encaminhada, com 74.1%.

Mas não é apenas matematicamente que a missão é desafiadora. Nos últimos 5 jogos, foram apenas uma vitória, três derrotas e um empate. Conquistou quatro pontos dos últimos 15 disputados.

Depois do clássico carioca, restarão partidas contra Vitória (casa), Vila Nova (fora), Remo (casa) e Londrina (fora). Até lá, a equipe pode não ter mais chances a depender dos resultados dos demais times que também lutam por uma vaga na elite do futebol brasileiro.

Segundo Gilcione, o Vasco briga pela quarta vaga, já que os três primeiros colocados estão distantes de se alcançar. “O Vasco não briga com Coxa, Botafogo e Avaí para o acesso, e sim com o Goiás, CRB e CSA”. afirmou. 

Aproveitamento de Fernando Diniz

Fernando Diniz no Vasco

Desde que assumiu o comando da equipe, o técnico Fernando Diniz conseguiu melhorar o desempenho do Vasco, apesar das últimas derrotas. Vitórias contra o líder Coritiba e o 4° colocado Goiás deixaram os torcedores esperançosos.

Sob comando do atual treinador, o Cruzmaltino conseguiu emendar três vitórias seguidas, algo que os antecessoras Marcelo Cabo e Lisca não conseguiram. 

Até a última rodada, o aproveitamento de Diniz era de 55%, média que colocaria o Vasco no G4 se estivesse no cargo desde o início do campeonato. 

 

Jogos Restantes

Vasco x Botafogo (06/11) em São Januário

Vasco x Vitória (10/11) em São Januário

Vila Nova x Vasco (15/11) no Onésio Brasileiro Alvarenga

Vasco x Remo (20/11) em São Januário

Londrina x Vasco (27/11) no Estádio do Café

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?