metropoles.com

É campeão! Milan encerra jejum de 11 anos no Campeonato Italiano

Milan não ganhava título desde 2016, quando faturou a Supercopa da Itália, vencendo a Juventus nos pênaltis

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Milan vence a Fiorentina
1 de 1 Milan vence a Fiorentina - Foto: Getty Images

O Milan se consagrou campeão do Campeonato Italiano após 11 anos. Foram mais de 10 anos de espera, mas o time rossonero finalmente voltou a levar o famoso Scudetto para casa, depois da vitória sobre o Sassuolo, por 3 x 0, neste domingo (22/5).

O título do Campeonato Italiano foi disputado até a última rodada, mas a Inter de Milão acabou ficando com o segundo lugar. O maior rival do Milan, o clube nerazzurro (azul e preto, em italiano) ficou com 84 pontos, enquanto os campões encerraram com 86.

Aleluia!

Durante o tempo em que o Milan ficou amargurando na fila, o clube viu a Juventus empilhar nove títulos em sequência da Série A e a arquirrival, Inter de Milão, ganhar temporada passada (20/21).

Entre esses 11 anos, os rossoneri só conseguiram a classificação para a Champions League três vezes, nas temporadas 11/12, 12/13 e 20/21.

0

Destaques

O goleiro Mike Maignan, ex-Lille, chegou com a difícil missão de substituir Donnarumma, que estrou no clube italiano com apenas 16 anos, em 2015, e permaneceu no clube até o final da temporada passada, quando preferiu apostar no projeto esportivo do Paris Saint-Germain.

Maignan não só supriu a ausência de Donnarumma no Milan, como conquistou um feito que o arqueiro não foi capaz, ganhar um título italiano. Além disso, com 17 jogos sem sofrer gol, foi eleito o melhor goleiro do Campeonato Italiano.

Outro francês também foi um dos destaques no título italiano dos rossoneri, o lateral-esquerdo Theo Hernández. É, atualmente, considerado um dos melhores da posição no futebol mundial.

Titular da seleção francesa, Hernández deu seis assistências no Campeonato Italiano, sendo o maior passador para gols do Milan na competição (empatado com Rafael Leão), além de ter feito cinco gols.

Artilheiro da equipe na Série A do Campeonato Italiano, o português Rafael Leão fez 11 gols e deu seis assistências, em 34 jogos, se mostrando um jogador muito proativo. Jogando pela ponta, deixou o lado esquerdo do Milan muito potente com a somatória de Theo Hernández.

O Milan também teve ajuda do motorzinho Kessié, que sairá para o Barcelona como agente livre ao fim da temporada; do jovem meio-campista Tonali, de 22 anos, e dos veteranos Zlatan Ibrahimović, 40, e Olivier Giroud, 35.

Finalmente

Não foi só o Milan que saiu da seca. Stefano Pioli, treinador dos rossoneri, ganhou o primeiro título como técnico, aos 56 anos. Começou a carreira à beira do campo em 1999, nas categorias de base do Bologna – ITA. Ao total, foram 14 times comandados pelo italiano.

Pioli chegou a treinar times tradicionais da Itália, como Lazio, Fiorentina e a Internazionale. Mas, até então, não havia conseguido conquistar títulos.

Kobe Bryant fez parte da conquista

O técnico Stefano Pioli mostrou uma entrevista de 2009 da lenda do basquete Kobe Bryant antes da penúltima rodada do italiano, contra a Atalanta, 15/5. O treinador usou o vídeo para motivar os jogadores.

“Kobe Bryant estava vencendo por 2 x 0 na final da NBA e dizia que o trabalho ainda não estava terminado. Ainda não acabou, temos de manter a calma e a concentração necessária porque ainda falta um jogo”, explica Pioli em coletiva de imprensa.

O vídeo inspirou os atletas do Milan, que ganharam da Atalanta por 2 x 0, jogo que deixou o clube um ponto do título.

Fã de futebol, Kobe Bryant, que faleceu em janeiro de 2020, era torcedor do Milan.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?