metropoles.com

Brasil perde para Croácia e está fora da Copa do Mundo do Catar

Nos pênaltis, croatas eliminam o Brasil e avançam para as semifinais da Copa do Mundo

atualizado

Compartilhar notícia

Robert Michael/picture alliance via Getty Images
Neymar chora sentado no campo após Brasil perder nos pênaltis contra a Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar - Metrópoles
1 de 1 Neymar chora sentado no campo após Brasil perder nos pênaltis contra a Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar - Metrópoles - Foto: Robert Michael/picture alliance via Getty Images

Após um jogo muito nervoso, com direito a dois gols na prorrogação, o Brasil não resistiu à Croácia e foi eliminado da Copa do Mundo do Catar nos pênaltis. O empate em 1×1, com um golaço marcado por Neymar e outro tento de Petkovic, nos minutos finais, levou a disputa para as penalidades máximas, e a partida terminou com o triunfo dos europeus por 4 x 2.

Do lado da Seleção Brasileira, Rodrygo parou em Livakovic, e Marquinhos acertou a trave. Já Pedro e Casemiro balançaram as redes. Os croatas Vlasic, Majer, Modric e Orsic fizeram os gols da vitória.

Confira os principais lances do jogo.

Croácia (4) 1 x 1 (2) Brasil

O jogo começou truncado, com as duas seleções bem postadas na defesa, sem permitir que o adversário tivesse abertura para avançar ao ataque. Somente aos 4 minutos, Vini achou um espaço pela esquerda, finalizou e obrigou a primeira defesa da Croácia.

Os croatas subiram a marcação, dificultando para o Brasil, e começaram a criar chances em direção ao gol. A Seleção Brasileira passou a equilibrar a partida e chegou algumas vezes, mas sem levar perigo real ao goleiro Livakovic.

0

A seleção croata controlou o meio de campo durante boa parte do primeiro tempo e dificultou a partida para os brasileiros, que não conseguiam trocar passes, como de costume. As duas equipes foram para o intervalo sem marcar gol.

O Brasil iniciou a 2ª etapa pressionando os croatas, criando uma das chances mais perigosas antes mesmo dos 5 minutos de jogo. A equipe brasileira passou a ter mais controle de bola, enquanto a Croácia apostou no contra-ataque.

Tite mexeu no time – trocou Raphinha por Antony e colocou Rodrygo no lugar de Vinícius Júnior. A Seleção Brasileira ganhou com movimentação, mas continuava tendo dificuldades para finalizar no gol. Com a partida caminhando para o fim, o treinador do Brasil resolveu sacar Richarlison e colocou Pedro em seu lugar.

Apesar das tentativas, o 0 x 0 permaneceu no placar e a partida foi para a prorrogação. O panorama se manteve durante o primeiro tempo da prorrogação. A Seleção Brasileira controlava a partida, cercando a área croata, e conseguia desarmar as principais tentativas do adversário.

A Betano é confiável? Veja se a casa vale a pena

Já nos acréscimos do primeiro tempo da prorrogação, quando o Brasil dominava a partida, Neymar apareceu muito bem e marcou um golaço. O camisa 10 dominou a bola no meio, tocou para Rodrygo e recebeu de volta. Na sequência, o craque tocou para Paquetá e passou para receber. O nome da Seleção no jogo apareceu na frente de Livakovic, tirou o goleiro adversário e estufou as redes. Lindo gol de Neymar para abrir o placar e tranquilizar os torcedores.

Só que na 2ª etapa, após ótimo contra-ataque, Orsic cruzou rasteiro e achou Petkovic, que chutou e deixou tudo igual, 1 x 1. A partida terminou em igualdade e foi para as cobranças de penalidades.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?