metropoles.com

Ex-chefe da Ferrari, Stefano Domenicali será o novo presidente da Fórmula 1

“Estou emocionado em me juntar a organização Fórmula 1, um esporte que sempre fez parte da minha vida”, disse o italiano

atualizado

Compartilhar notícia

Lars Baron/Getty Images
Stefano Ferrari Fórmula 1
1 de 1 Stefano Ferrari Fórmula 1 - Foto: Lars Baron/Getty Images

A Fórmula 1 anunciou nesta sexta-feira (25/9) que terá um novo chefe. O italiano Stefano Domenicali assume o posto de presidente da categoria a partir de 2021 no lugar do americano Chase Carey. O próximo chefão da F1 tem no currículo a experiência de ter liderado a Ferrari de 2008 a 2014 e nos últimos anos esteve no cargo de diretor-executivo da Lamborghini e no papel de presidente da comissão de monopostos da Federação Internacional de Automobilismo (FIA, na sigla em francês).

“Estou emocionado em me juntar a organização Fórmula 1, um esporte que sempre fez parte da minha vida. Eu nasci em Imola e vivi em Monza. Permaneci conectado com o esporte através do meu trabalho na FIA e estou ansioso para me conectar com as equipes, promotores, patrocinadores e muitos parceiros da Fórmula 1”, disse Domenicali. O italiano tem formação em administração e negócios e iniciou a carreira no automobilismo como funcionário do departamento financeiro da Ferrari.

De saída do cargo de chefe da Fórmula 1, Carey ocupará a partir do próximo ano o posto de diretor não-executivo. “Estou orgulhoso da equipe que não apenas navegou através de um desafiador 2020, mas agregou propósito e determinação na sustentabilidade, diversidade e inclusão. Estou confiante de que construímos uma base forte para que o negócio continue a crescer”, comentou o americano.

Domenicali chegará ao cargo com a missão de conduzir as negociações sobre o novo regulamento técnico da categoria, previsto para ser aplicado em 2022. Inicialmente o plano era ter essas regras em vigor já em 2021, porém a pandemia do novo coronavírus e a remarcação de várias provas do calendário atual forçaram os dirigentes a rever o cronograma e adiar as discussões.

O dirigente italiano deixou a Ferrari no início de 2014 ao ser substituído por Marco Mattiacci. Na sequência, comandaram a escuderia Maurizio Arrivabene e Mattia Binotto, atual chefe. Já no caso do comando da Fórmula 1, Chase Carey estava no posto desde o final de 2016, quando o grupo Liberty Media finalizou o processo de compra e Bernie Ecclestone acabou afastado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?