metropoles.com

Peça “5 X Comédia” volta aos palcos totalmente repaginada

Antenado aos temas atuais, o espetáculo aborda situações que envolvem sexo, amor livre, feminismo, famílias e obsessão

atualizado

Compartilhar notícia

André Gardenberg/Divulgação
Fotos de André Gardenberg (33)
1 de 1 Fotos de André Gardenberg (33) - Foto: André Gardenberg/Divulgação

Na década de 1990, o diretor Hamilton Vaz Pereira lançou nomes como Denise Fraga, Luiz Fernando Guimarães, Cláudia Raia, Diogo Vilela e Evandro Mesquita na peça “5 X Comédia”. Quase 20 anos depois, ele remonta o espetáculo, com nomes da nova geração e e temas contemporâneos.

Mais enxuta, a apresentação retorna com cinco esquetes cômicas que abordam sexo, amor livre, feminismo, modelos de famílias atuais e obsessão pela fama. “Quem viu lá atrás pode querer comparar, e isso é um perigo. Mas a nova versão não se amedronta”, dizo diretor.

Participam do remake nomes Bruno Mazzeo, Débora Lamm, Lúcio Mauro Filho (foto principal), Thalita Carauta e Fabíula Nascimento. Os atores são só elogios para a versão original. “Lembro de sair da sessão com as bochechas doendo de tanto rir”, conta Debora.

Julia Spadaccini, Antonio Prata, Kô Bilac, Pedro Kosoviski e Gregório Duvivier assinam os textos. O integrante do Porta dos Fundos, por exemplo, foi responsável por “Regras de convivência”, interpretado por Mauro Filho. Nele, o personagem conta sua tentativa frustrada de participar de uma suruba. “O povo adora sexo. É um assunto inesgotável”, afirma o ator.

André Gardenberg/Divulgação
Débora Lamm interpreta uma Branca de Neves em conflito com sua posição de “princesa”

 

Na esquete “Branca de Neve, a personagem dos contos de fadas — interpretada por Débora Lamm — verifica sua própria situação enquanto “princesa tradicional”. “Dizem que o mundo mudou, que eu não me adapto mais, que eu sou antiquada, careta, casada. Mas gente, ser casada agora é um problema? Queriam o quê? Uma princesa divorciada?”, ironiza em uma das falas.

Para Debora, em tempos de crises (política, econômica, ética), a arte se torna ainda mais importanteà sociedade. “É a forma mais direta de se comunicar, se conectar com o tempo e seu pensamento”, analisa.

“5 X Comédia”
Dia 16/12 (sexta), às 21h; 17/12 (sábado), às 21h30, e 18/12 (domingo), às 20h. No Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Eixo Monumental; 3214-2744 e 2701-2782). Ingressos de R$ 25 a R$ 100. À venda no site da Bilheteria Digital. Não recomendado para menores de 14 anos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?