metropoles.com

Ex-The Voice, Lucy Alves aposta na carreira de atriz em musical e em novela da TV Globo

Nos planos da cantora, compositora e multi-instrumentista paraibana está ainda um DVD, com seu grupo Clá Brasil, em homenagem a Rosil Cavalcanti , compositor de “Sebastiana”

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
1 de 1 Divulgação - Foto: null

São poucos os participantes de reality shows musicais brasileiros que veem a carreira decolar após a participação nesse tipo de programa. Um desses raros casos é Lucy Alves. A vida da paraibana de João Pessoa mudou completamente depois da interpretação da música “Que nem Jiló” (Luiz Gonzaga) no “The Voice Brasil”, da TV Globo, em 2013.

Ali, a cantora, compositora e sanfoneira escolheu o time de Carlinhos Brown e conquistou o carinho do público nas etapas seguintes. Mesmo não levando o prêmio na grande final — Sam Alves foi o vencedor –, Lucy colheu frutos do seu talento e dedicação.

Depois de 15 anos tocando ao lado da família no grupo Clã Brasil, a artista lançou o primeiro disco solo em 2014, “Lucy Alves”, com “De Volta Pro Aconchego”, “Frevo Mulher” e “Ai que Saudade de Ocê”, entre outros sucessos do forró. Agora, ela se prepara para divulgar o primeiro DVD solo, “Estilhaços de Amor”, em homenagem à cantora e compositora, também paraibana, Cátia de França.

Gravado no Teatro Boa Vista (Recife, PE), o projeto — com lançamento marcado para o primeiro semestre deste ano — tem composições inéditas, regravações e participações especiais de Carlinhos Brown, Carlinhos de Jesus, Chico César, Lucas dos Prazeres e do Clã Brasil.

Antes disso, mostro ao público o disco ‘Lucy Alves e Clã Brasil no Forro do Seu Rosil’. As canções dele sempre estiveram no nosso repertório mas, há algum tempo, a família de Rosil Cavalcanti havia sinalizado a vontade de ver um álbum só com músicas dele. Por ser compositor, pouca gente reconhece o trabalho de Rosil

Lucy Alves, cantora e multi-instrumentista

O projeto acabou de sair do papel e conta com três inéditas. A filha de Rosil Cavalcanti — autor da clássica “Sebastiana”, sucesso de Jackson do Pandeiro — mostrou ao grupo quatro poesias dele que não tinham sido gravadas. O Clã, então, incluiu no repertório “Gibão”, “Tambaú” e “Coco x Baião”. .

Do teatro ao Sambódramo
As novidades de Lucy Alves não param. A multi-instrumentista agora também é multi-artista. Desde  novembro, ela tem investido na carreira de atriz, com o musical “Nuvem de Lágrimas”. Com texto de Anna Toledo e sucessos de Chitãozinho & Xororó na trilha sonopra, a produção faz um tributo à cultura sertaneja do país e conta uma história livremente inspirada no clássico “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen.

Sempre acreditei que o artista precisa ser completo: saber cantar, dançar, atuar…O Tiago Abravanel sugeriu que eu tentasse uma vaga no musical. Fiz o teste e fui aprovada. Foram três meses de ensaios diários. Isso me ajudou muito para a atuação na novela

O folhetim que Lucy se refere é “Velho Chico”, de Benedito Ruy Barbosa. Na próxima novela das 21h, na TV Globo, a paraibana interpretará a ribeirinha Luzia, esposa de Santo (Domingos Montagner). “O diretor Luiz Fernando Carvalho viu o meu teste para a série ‘Dois Irmãos’ e gostou muito. Fiz um outro teste para o novo projeto e deu certo. Estamos gravando a primeira fase agora e, em março, rodamos a segunda etapa da novela”.

Entre ensaios, shows, musical e gravações, Lucy ainda terá tempo para desfilar pela Império Serrano no Carnaval carioca. Ao lado do intérprete oficial Marquinho Art’Samba, ela cantará e tocará na sanfona o enredo sobre a dupla sertaneja Zezé di Camargo & Luciano.

Foi Zé Katimba, paraibano e um dos compositores da Império, quem a levou para a escola. “O coco, ritmo típico do Nordeste, me ajudou a entrar na métrica no samba-enredo”, comenta Lucy. “Estou muito feliz em homenagear essa dupla. Zezé e Luciano merecem ser aplaudidos de pé. Em 2014, desfilei pela Mangueira e foi uma experiência incrível. É algo fora do normal. Neste ano, será ainda mais emocionante”.

Sobre a participação no ‘The Voice Brasil’, Lucy avalia: ” Valeu muito a pena. As portas se abriram e o me trabalho ganhou muita visibilidade. Conheci muita gente, como o Tiago Abravanel, por exemplo. Era o momento certo no lugar certo. O programa foi uma vitrine muito importante”, completa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?