metropoles.com

Ator e rapper Marquim do Tropa junta ação social e arte no “Show Talk”

Segunda edição do projeto acontece neste sábado (25/6), em Ceilândia. Brazlândia deve receber a iniciativa em agosto

atualizado

Compartilhar notícia

Flavio Arte do Gueto/Divulgação
Marquim do Tropa
1 de 1 Marquim do Tropa - Foto: Flavio Arte do Gueto/Divulgação

Personagem da vida cultural de Ceilândia, o rapper Marquim do Tropa é reconhecido por onde passa. “Muita gente me para, buzina. ‘Você representa a gente!’, dizem. Isso é o meu maior orgulho”, descreve o músico.

Quase dois anos após o prêmio de melhor ator no Festival de Brasília pelo filme “Branco Sai, Preto Fica” (2014), ele lança um projeto que mistura arte e social. O “Show Talk” teve uma edição no último sábado (18/6) e volta a acontecer neste próximo (25/6).

Shows, futsal e corte de cabelo
A ideia partiu dele e de outros artistas do movimento hip-hop, como o DJ Marola, do grupo Voz Sem Medo, e do grupo Liberdade Condicional. O “Show Talk” tem suas origens iniciadas lá atrás, em 1998, quando o projeto acontecia em escolas públicas. Agora, o trabalho alcança a comunidade, com ações que vão de shows a torneio de futsal e corte de cabelo.

“Queremos levar cultura para dentro do gueto, lá onde não chega nada, nos lugares onde a situação é de risco”, conta Marquim. A próxima edição, em agosto, deve ser montada em Brazlândia, cidade do DJ Marola. Em setembro, o “Show Talk” será em Recanto das Emas ou Santa Maria.

Trailer de “Branco Sai, Preto Fica”, filme disponível na Netflix e na Net Now:


Novos trabalhos: cinema e rap

Desde que o grupo de rap Tropa de Elite “estacionou” em 2006, como diz Marquim, o músico passou a se dedicar à carreira solo. Ainda em 2016 deve chegar seu novo trabalho, intitulado “Abduzido”. “O pessoal na rua me cobra muito. CD e filme novo”, ele brinca.

Presente nos dois longas de Adirley Queirós, “A Cidade É uma Só?” (2012) e “Branco Sai”, Marquim diz que o prêmio no festival deu mais visibilidade à carreira. “Antes, era só rap. Hoje é o Marquim ator”, diz.

Um de seus próximos filmes também carrega a assinatura de Queirós: “Era uma Vez Brasília”, que terminou de ser rodado em abril e deve circular por festivais antes de estrear.

“Show Talk”
Dia 25/6, das 9h às 17h, na QNM 22/24, em Ceilândia Norte (em frente ao CEF 16). Entrada franca.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?