metropoles.com

Feira Semilla reúne obras escritas e publicadas por mulheres

Neste sábado (20/8), o evento reúne 30 mulheres que produzem, de forma independente, fanzines, livros, ilustrações e gravuras

atualizado

Compartilhar notícia

Semilla/Divulgação
semilla
1 de 1 semilla - Foto: Semilla/Divulgação

Publicações independentes, fanzines, livros, ilustrações e gravuras. Tudo isto produzido por mulheres, na maioria negras, lésbicas ou bissexuais. Primeira feira destinada a produções autônomas de publicadoras do Distrito Federal, a Semilla acontece no sábado (20/8), no Teatro Mapati (707 Norte).

Idealizado pela Padê Editorial, editora de livros fabricados artesanalmente, o evento tem a intenção de dar visibilidade as obras e autoras que produzem literatura alternativa na Capital. Segundo Tatiana Nascimento, responsável pela Padê, a Semilla fomenta o debate de gênero dentro da indústria cultural.

“As grandes produções, como os best-sellers, geralmente não são assinadas por mulheres”, explica. Ela também faz destaca o recorte racial como foco da feira. “Metade das expositoras é de negras e também lésbicas, por isso o evento em si é um ato político”.

Um ato político
A ideia de realizar a feira em agosto veio pelo fato de que este é o mês dedicado ao orgulho e à visibilidade lésbica. Questões como feminismo, etnia e contracultura também são retratados pelas autoras.

Além disso, livros e fanzines de receitas e literatura infantil também farão parte da mostra. “O importante é reunir as mulheres que publicam, independentemente do conteúdo”, diz Tatiana. Gravuras, ilustrações e mandalas também poderão ser adquiridos pelos visitantes.

Semilla/ Divulgação
Fanzines da autora Luciana Ribeiro serão expostos na feira

Produção artesanal
Ao todo serão 30 publicadoras que mostram seus trabalhos fabricados e publicados artesanalmente. Alguns fanzines foram feitos com a antiga técnica de colagem, outros livros, como os publicados pela Padê, têm capas com gravuras, estêncil e serigrafia, além de serem costurados à mão.

A palavra Semilla significa “semente” em espanhol. Foi escolhido porque reflete a intenção das organizadoras, de espalhar a feira e dar frutos, convidando, futuramente, publicadoras da América Latina e do Caribe.

Projeto Sonora
A Semilla está na programação oficial da Sonora — Ciclo Internacional de Compositoras, movimento que começou em Belo Horizonte e se espalhou pelo mundo, promovendo a criação artística feminina. O Projeto acontece em diferentes cidades do Brasil e de outros países, como Argentina, Uruguai, Espanha, Irlanda e Portugal, e reúne mulheres da música, entre intérpretes e compositoras.

No sábado, a partir das 16h, o Teatro Mapati recebe, além da Semilla, uma mostra audiovisual e shows de artistas da região. Além de dedicadas a mostrar exclusivamente o trabalho artístico de mulheres, as apresentações do Sonora no Quadrado têm o preço do ingresso livre. Ou seja, cada convidado pagar o quanto quiser.

Confira a lista de publicadoras presentes na feira:

Padê Editorial
Título provisório
Dente (Lovelove6, Selo Piqui e Ana Terra )
Cleudes Pessoa
Jupiter Coroada
Preta, Nerd & Burning Hell
Casa Frida
Zine Lucy
À Margem
Foca no Rolê
Ana Maria Sena . Ilustrações
Venus Jezabel
Vulva Revolução
Lélia de Castro
Objetus Lúdicus Antimatéria
Keyane Dias
Nara Oliveira – Amuleto Ilustrações
Anna Cristo
Nanda Fer Pimenta
Mariana Lima
Francis Espíndola

Semilla e Sonora no Quadrado
Dia 20/8 (sábado), das 13h às 21h. No Teatro Mapati (707 Norte, Bloco K, Casas 5/13). Os shows do Sonora começam às 16h. Entrada franca, mas cada um colabora com o quanto quiser. Classificação indicativa livre.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?