metropoles.com

Crimes sexuais de famosos são expostos no Twitter: veja as consequências

Nomes de celebridades nacionais e internacionais estão nos holofotes por acusações de estupros, assédio e pedofilia em perfis anônimos

atualizado

Compartilhar notícia

Jamie McCarthy/Getty Images
Ansel Elgort
1 de 1 Ansel Elgort - Foto: Jamie McCarthy/Getty Images

Nas últimas semanas, o Twitter fugiu do conceito de entretenimento e tornou-se um local de exposição de agressões físicas, sexuais, assédios e até suspeitas de  pedofilia, os mais conhecidos “exposed”. Desde exposições de casos em cidades, como Marília, em São Paulo, até nomes de grandes celebridades, como PC Siqueira, Japinha e Justin Bieber, a rede social virou meio para denúncias expondo grandes nomes do entretenimento.

No Brasil, o primeiro caso foi de Japinha, agora afastado da CPM 22. O perfil Exposed Emo, criado para divulgar este tipo de conteúdo, acusou o baterista de assediar uma adolescente de 16 anos. Logo em seguida, PC Siqueira o canal reproduziu um vídeo atribuído a PC Siqueira, no qual o youtuber teria compartilhado fotos de uma criança nua.

As acusações não param em celebridades brasileiras. O ator Ansel Elgort, conhecido pelo papel de Gus, no filme A Culpa é das Estrelas, foi acusado por uma usuária identificada como Gabby de abuso sexual – a vítima relata que o caso teria ocorrido quando ela tinha 17 anos e ele, 20. Já outras duas mulheres, em duas ocasiões diferentes, uma em 2014, outra em 2015, afirmam terem sofrido estupro por parte de Justin Bieber.

0

Por fim, os atores Cole Sprouse e Lili Heinhart, intérpretes de Jughead e Betty na série Riverdale, foram acusados por uma conta no Twitter de agressão sexual. Além deles, outros atores do elenco da série como KJ Apa (Archie) e Vanessa Morgan (Toni) também foram denunciados por perfis na rede social.

PC Siqueira está sendo investigado pela polícia, mas alega inocência. Japinha foi afastado do CPM22 e também desmente tentativa de abuso. Ansel Angort confirmou a relação com a jovem, mas negou o estupro. Justin Bieber chamou as acusações de mentiras e exibiu comprovantes desmentiriam sua presença nos locais dos crimes. Os atores de Riverdale seguiram na mesma linha.

Anonimato

O anonimato nas denúncias garante a rápida repercussão, mas não a credibilidade. Ao Metrópoles, Fernando Parente, advogado criminalista e sócio do Guimarães Parente Advogados, lembrou que a Constituição brasileira autoriza a liberdade de expressão mas veda o anonimato e, por isso, as acusações asem autor em redes sociais não valem como provas no ponto de vista jurídico.

O advogado ainda comentou que as acusações se incluem na Lei 12.737/2012, mais conhecida como Lei do Crime Cibernético. “A partir do momento que eu dou enter na postagem e ela foi feita, o delito já está cometido, ainda que eu apague depois. Basta que eu tenha aberto a boca e isso tenha chegado até alguém”, explicou o advogado.

“Uma perícia muito simples descobre quem está por trás do perfil, é muito raro a pessoa que está por trás conseguir se esconder. Caso a acusação seja falsa, gera indenização por honra, e, no caso da pessoa pública, a indenização é maior ainda pela popularidade e status”, finalizou Parente.

Já o advogado criminalista David Metzker, sócio da Metzker Advocacia, lembrou que a denúncia anônima não é usada como prova mas abre espaço para que outras evidências sejam encontradas: ” Denúncias de crimes geralmente vem de forma anônima. O que acontece é que, se isso chegar às autoridades, elas poderão iniciar a investigação para verificar a veracidade”.

“A denúncia anônima simplesmente vai dar início a investigação, se existem outras provas. Agora, a denúncia apenas não enseja em um processo penal ou até mesmo uma condenação”, ponderou Metzker.

Pressão da sociedade

Por se tratar de nomes famosos e conhecidos do público, as denúncias anônimas, sendo elas verdadeiras ou não, tomam proporções maiores. A pressão da sociedade reunida com a sede de resposta faz com que a investigação corra de forma mais rápida. O advogado David Metzker comentou que essa busca por respostas pode causar sérios prejuízos.

“Quando sai na mídia acaba entrando no caso do ‘preciso dar uma resposta para a sociedade’. A sentença não pode ser uma resposta para a sociedade, ela tem o intuito de aplicar uma sanção penal”, concluiu Metzker.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?