metropoles.com

Vídeo: morador arremessa cão de janela de prédio no DF e causa revolta

Olavo, como o animal foi batizado, caiu de uma altura estimada entre 15 e 18 metros. O canino quebrou duas patas e dentes

atualizado

Compartilhar notícia

cachorro capa
1 de 1 cachorro capa - Foto: null

Um cachorro foi arremessado da janela de um prédio em Ceilândia, na última terça-feira (5/2), deixando os vizinhos revoltados. Imagens feitas por eles mostram o animal machucado no chão, momentos após a queda. O cão, apelidado de Olavo, caiu de uma altura estimada entre 15 e 18 metros, quebrou as duas patas dianteiras e alguns dentes.

O caso foi acompanhado pelo Batalhão de Policiamento Ambiental do Distrito Federal (BPMA), que teve conhecimento do crime após encontrar vídeos publicados nas redes sociais.

O major José Souza Júnior, do Batalhão de Policiamento Ambiental, conta que uma viatura do BPMA foi ao prédio nessa quarta-feira (6) e identificou o autor do crime.

O homem, cujo nome não foi divulgado, tem 46 anos e trabalhava na Paróquia Nossa Senhora da Assunção, que fica ao lado do prédio onde o tudo ocorreu. No local, ele cumpria pena alternativa por infrações anteriores, que também não foram detalhadas.

 

“No primeiro momento, ele disse que o cão subiu no local e escorregou sozinho. Entretanto, ontem à tarde encontramos testemunhas que viram o infrator jogando o animal”, explicou o major.

As imagens foram feitas por Stephanie Oliveira. “É um absurdo. Vejam como ficou o cachorro. Quem é capaz de fazer uma maldade dessa?”, questiona.

A ação de Junior foi registrada por meio de um Termo Circunstanciado de Ocorrência. Agora, o caso segue para o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

0

A advogada de defesa dos direitos dos animais Ana Paula de Vasconcelos se voluntariou para acompanhar as questões judiciais do caso. “Essa ação é um crime ambiental, previsto na Lei nº 9.605/98. A pena é de 3 meses a 1 ano”, disse.

A punição também prevê multa que pode chegar de um a 40 salários mínimos. Além disso, a advogada vai recorrer ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram), que também aplica multas em casos de maus-tratos aos animais.

Ana Paula também informou que o cachorro morava no prédio da igreja e era bem cuidado. Ele tinha uma dona que o deixava sair pelo local.

Doações
O cachorro está internado em uma clínica veterinária em Ceilândia. Ana Paula conta que Olavo ainda precisa fazer cirurgias, mas os custos das operações são altos. O valor total de todos os procedimentos é de R$ 4.675.

“Ele ainda não foi operado porque a gente não tem como custear. Quem quiser ajudar pode entrar em contato com a clínica”, destaca a advogada.

A clínica Vitalvet fica no Conjunto B da QNP 30, no P Sul. O telefone do local é (61) 3028-3861.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?