Vacinação contra a gripe para toda a população do DF começa nesta 2ª

O imunizante estará disponível em 111 Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas pelo DF

atualizado 26/06/2022 19:00

vacinação contra gripe e sarampoIgo Estrela/Metrópoles

Moradores do Distrito Federal a partir de seis meses de idade podem, a partir desta segunda-feira (27/6), se vacinar contra a gripe. O imunizante estará disponível em 111 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Segundo a Secretaria de Saúde, há cerca de 500 mil doses. Os locais de vacinação podem ser consultados no site da secretaria.

Até sexta (24), a campanha estava restrita a grupos prioritários, como idosos, professores e crianças de seis meses a cinco anos. A meta de vacinar pelo menos 90% das 1.086.547 pessoas desses grupos, no entanto, não foi atingida: entre os idosos com mais de 60 anos foi alcançada a maior cobertura vacinal, com 63%. Já entre as gestantes foi o menor percentual: 28,8%.

Quem deve tomar? 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que todas as pessoas, a partir dos seis meses de idade, se vacinem contra a gripe, independentemente se têm algum tipo de comorbidade ou não. A única contraindicação, além dos bebês com menos de 180 dias, é o histórico de alergia grave à vacina da gripe em anos anteriores.

No caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos que já receberam uma dose da vacina influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve ser feita a vacinação com apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.

 

Publicidade do parceiro Metrópoles
0

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Quer receber notícias do DF direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesdf.

 

Mais lidas
Últimas notícias