metropoles.com

Metroviários entram em greve por tempo indeterminado nesta terça

A principal reivindicação é a contratação de pessoal já que, segundo informações da empresa que administra a rede, há hoje um déficit de 670 trabalhadores. Nova paralisação ocorre sete meses após a última

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
metrô
1 de 1 metrô - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Oa mais de 150 mil brasilienses que utilizam o metrô diariamente devem ficar atentos. Os metroviários vão entrar em greve por tempo indeterminado a partir das 00h desta terça-feira (14/6). Apenas 30% dos funcionários vão permanecer nos postos de trabalho. A principal reivindicação do movimento é a contratação de pessoal já que, segundo informações da empresa que administra a rede, há hoje um déficit de 670 trabalhadores.

Segundo o Diretor de Relações Sindicais do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do Distrito Federal (Sindmetrô-DF), Ronaldo Amorim, esse número é ainda maior. “Nas nossas contas, faltam entre 750 e 800 funcionários”, afirma.

De acordo com Amorim, o déficit atrapalha o atendimento aos usuários: “As catracas ficam liberadas por falta de servidores, também não temos como atender a emergências médicas ou oferecer segurança ao público”. Uma reivindicação secundária do grupo é o reajuste acordado na data-base da categoria, que está atrasado desde abril.

Representantes do sindicato tiveram uma reunião com a direção do Metrô-DF nesta segunda-feira (13). No entanto, as partes não chegaram a um acordo. “Eles não nos ofereceram nada além de um pedido de paciência. Tentamos evitar a greve ao máximo, mas chegamos em um limiar que não dá mais para permanecer. Temos uma Olimpíada chegando e estamos sem condições de atender o público”, afirma Amorim.

A última greve dos servidores do metrô ocorreu em novembro do ano passado, quando os trabalhadores cruzaram os braços por dez dias. A categoria decidiu encerrar a paralisação após chegar a um acordo com a empresa durante uma reunião mediada pelo Ministério Público do Trabalho do DF (MPT-DF).

Metrópoles entrou em contato com o Metrô-DF e a empresa afirmou que até o fim deste segunda (13) vai divulgar um plano para o funcionamento do sistema metroviário a partir de terça-feira (14).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?