metropoles.com

Confira o que muda na Esplanada para a votação de impeachment

Trânsito ficará fechado nos dois sentidos nesta segunda (29/8). Muro no canteiro central está instalado para evitar possíveis confrontos

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Esplanada muro
1 de 1 Esplanada muro - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O trânsito na Esplanada dos Ministérios está interditado desde as primeiras horas desta segunda-feira (29/8) em função da votação do processo de impeachment de Dilma Rousseff (PT) no Senado. A Secretaria de Segurança informa que um efetivo de 1.334 homens fará o patrulhamento no local. A estimativa é que aproximadamente 30 mil pessoas compareçam de cada lado do corredor (muro do canteiro central).

O muro que separa o canteiro central da Esplanada foi instalado, a exemplo do que ocorreu nas votações anteriores do processo que pode afastar definitivamente Dilma Rousseff da Presidência da República. A ideia é evitar possíveis confrontos.

Transito Esplanada

A posição dos manifestantes na Esplanada será a mesma do dia 17 de abril, quando a admissibilidade do impeachment foi votada na Câmara dos Deputados. Dessa forma, as pessoas a favor do impeachment terão como ponto de concentração o Museu Nacional e deverão se manter do lado direito da Esplanada, ou seja, o lado da Câmara. Já as pessoas contra a saída de Dilma terão como local de encontro o Teatro Nacional e, por isso, deverão ocupar o lado do Ministério da Justiça e da Cúpula do Senado.

Trânsito complicado
As alterações definidas em razão do julgamento no Senado do processo de impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff  deixam o trânsito complicado na capital federal desde o início da manhã de hoje (29/8).

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social, a Esplanada dos Ministérios foi fechada nos dois sentidos a partir do primeiro minuto de hoje. “O trânsito poderá ser liberado antes do final da votação, mas isso será avaliado”, informou asecretaria.

O tráfego ficou pesado em alguns pontos da região central de Brasília, como na via S1 e no Buraco do Tatu, que liga as Asas Sul e Norte ao Eixo Rodoviário.

Manifestações
A Polícia Militar do Distrito Federal disse que cerca de 350 manifestantes contra o impeachment se concentram neste momento em frente ao Congresso Nacional.

Integrantes dos movimentos Frente Brasil Popular e Frente Povo sem Medo devem deixar o acampamento no Ginásio Nilson Nelson rumo ao Congresso Nacional a partir das 16h. Às 18h terá início um “ato político em defesa da democracia e contra o golpe”.

Até o momento, não há registro de manifestantes a favor do impeachment no gramado da Esplanada dos Ministérios.

(Com informações da Agência Brasil).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?