metropoles.com

Cuidado com o celular. Distrito Federal registra média de 19 furtos de aparelhos por dia

De janeiro a outubro deste ano, foram 5.724 ocorrências. Pontos mais visados pelos criminosos são locais com grande aglomeração de pessoas, como festas e shows, e saídas de escolas

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Facebook, WhatsApp, YouTube, joguinhos, música e sites de notícia, além, claro, de poder fazer telefonemas. Ao mesmo tempo em que as possibilidades de uso dos smartphones ajudam a entreter os usuários, também os deixam desatentos e vulneráveis à ação de criminosos, atraídos pelo alto valor de alguns modelos e pela facilidade em revendê-los no mercado negro. Em média, 19 telefones móveis são furtados por dia no Distrito Federal — de janeiro a outubro deste ano, foram registradas 5.724 ocorrências.

Uma das vítimas foi a estudante de direito Rafaela Stochiero, 23 anos, que teve o celular furtado em frente a uma faculdade da Asa Sul no mês passado. “Arrombaram o meu carro e levaram o aparelho, que estava escondido no porta-luvas”, conta. “Consegui rastrear o telefone e o localizei em Taguatinga. Registrei a ocorrência, mas ainda não o recuperei.”

Em maio, Lucas Rocha, 24 anos, passou a engrossar as estatísticas. Ele estava em um show com a namorada, no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, quando notou a falta do celular.

“Nesses eventos muito cheios, eu tenho o costume de sempre andar com a mão no bolso, justamente para evitar esse tipo de furto”, explica o estudante de arquitetura. A medida, no entanto, não foi suficiente para impedir a ação dos criminosos.

“Um homem esbarrou com muita força no meu ombro. Instintivamente, tirei a mão do bolso e, quando vi, já estava sem o celular”.

Ele conta que pegou o aparelho da namorada e tentou rastrear o telefone furtado com um aplicativo, mas o celular já estava desligado.

Michael Melo/Metrópoles
Fabiana Galvão teve o celular roubado em maio deste ano *Michael Melo/Metrópoles**

 

Também em maio, a estudante de ensino médio Fabiana Galvão, 17 anos, teve o celular roubado na rua de casa, em Samambaia Sul.

Isso é muito frequente. Na mesma semana em que levaram o meu telefone, eu fui roubada outra vez

Fabiana Galvão, estudante

Distração
Segundo a Polícia Militar, embora o roubo de celulares ocorra em todo tipo de situação, os bandidos costumam agir mais em locais onde há grande aglomeração de pessoas, como festas e shows, especialmente à noite, e em áreas próximas à Rodoviária do Plano Piloto e perto de escolas. “Muitas crianças saem distraídas e são roubadas enquanto conversam ao telefone”, explica o capitão Michello Bueno.

Apesar do grande número de casos este ano, Michello destaca que houve diminuição de 11,5% na quantidade de registros ao se comparar os primeiros 10 meses de 2015 com o mesmo período de 2014: 5.724 contra 6.471. O militar, no entanto, reconhece que os números continuam altos.

Bueno atribui a redução verificada este ano à intensificação do policiamento em áreas conhecidas pela maior incidência de furtos de celulares no DF, como Taguatinga e Ceilândia, além das já mencionadas acima.

A gente fez estudos e mapeamentos dessas regiões para tentar neutralizar a ação dos criminosos. Várias quadrilhas especializadas em roubo e furto de celular foram presas este ano

Michello Bueno, capitão da PM

Confira dicas da PM

  • Evitar deixar o celular à mostra em locais muito movimentados
  • Não guardar o aparelho no bolso traseiro da calça
  • Cuidado redobrado em shows e em eventos de grande porte
  • Evitar utilizar o celular em áreas isoladas
  • Não deixar os aparelhos sobre a mesa em bares e em restaurantes
  • Para reaver os celulares furtados, o dono deve possuir a nota fiscal do aparelho e o número do Imei (uma espécie de código de identificação) do telefone. A partir desses dados, a Polícia Civil pode identificar os donos dos celulares apreendidos e retorná-los aos proprietários

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?