metropoles.com

Secretaria de Saúde amplia jornada de trabalho de 349 servidores

Medida foi adotada para tentar melhorar o atendimento nos hospitais públicos do DF. Decisão foi publicada nesta quarta-feira (24/2), no Diário Oficial do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Pixabay
médico
1 de 1 médico - Foto: Pixabay

Para tentar melhorar o atendimento nos hospitais públicos do Distrito Federal, a Secretaria de Saúde anunciou que ampliará a jornada de trabalho de 349 servidores. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (24/2), no Diário Oficial do DF. Assim, esses profissionais passarão a cumprir 40 horas semanais de trabalho. O custo dessa medida para os cofres públicos, no entanto, ainda não foi calculado pelo GDF.

Em entrevista, o gestor da pasta, Fábio Gondim, informou que o decreto não deverá onerar as despesas com a Saúde. “De modo geral, não vai ter aumento para os cofres públicos porque, em muitos casos, mas não em 100% deles, a gente vai ter a substituição da hora extra pelo aumento da jornada”, explica Gondim.

Quando questionado se não seria mais viável contratar novos servidores, o secretário disse que, particularmente, prefere o modelo de ampliação da jornada. “ Acho que a pessoa com mais horas dentro da rede tem ainda mais compromisso. Ela não vai lá só fazer um plantão e volta, ela está lá no dia a dia, 40 horas por semana”, apontou.

A presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde (SindSaúde-DF), Marli Rodrigues, vê com bons olhos a decisão do governo. “A ampliação de jornada de trabalho é positiva porque valoriza o servidor da carreira, além de diminuir o gasto do Estado com o pagamento de horas extras e contratos temporários”, explica.

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Fábio Gondim (foto) admitiu que as unidades hospitalares vem apresentando dificuldades para fechar a escala de servidores em algumas regiões do DF: “Precisamos colocar mais profissionais na rede. As pessoas têm reclamado muito, e com razão.”

A cirurgia eletiva — procedimento destinado aos pacientes que não estão sob o risco de vida ou sofrimento intenso —, a hemodiálise e as áreas administrativas são alguns do setores que devem receber o reforço dos profissionais que terão a carga horária ampliada.

Nomeações
Na última segunda-feira (22/2), 1.131 profissionais de saúde que tomaram posse em fevereiro participaram de uma solenidade de acolhimento no auditório do Museu Nacional da República. O grupo faz parte dos 1.455 aprovados em concurso e nomeados em 14 de janeiro deste ano. Ao todo, são 357 médicos, 22 auxiliares em saúde, 626 técnicos de enfermagem, 5 cirurgiões-dentistas, 83 enfermeiros e 38 especialistas em saúde.

Na ocasião, os servidores reclamaram da superlotação do local escolhido para o evento, da falta de água e do calor excessivo. Com ânimos aflorados, os profissionais vaiaram o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) e o secretário de Saúde no momento em que foram anunciados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?