metropoles.com

Covid-19: GDF volta atrás e inclui policiais e professores na lista de vacinação prioritária

Seguindo Ministério da Saúde, GDF havia retirado os profissionais da 1ª fase de imunização contra a Covid-19; agora, reconsiderou a decisão

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
vacina covid
1 de 1 vacina covid - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Após forte pressão de policiais e professores, o governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu que não vai seguir orientação do Ministério da Saúde sobre a exclusão desses profissionais da lista prioritária de vacinação contra a Covid-19. A Secretaria de Saúde havia anunciado, na quarta-feira (13/1), que as categorias estavam fora da primeira fase de imunização.

No entanto, em reunião realizada com o secretário Osnei Okumoto, no fim da manhã desta sexta-feira (15/1), o chefe do Executivo local disse que vai seguir o plano do ministério em todos os outros quesitos. Porém, manterá policiais civis e militares, bombeiros e professores na lista de prioridades, por eles estarem na linha de frente do combate à Covid-19.

Após receber a informação, o Sindicato dos Delegados de Polícia do DF (Sindepo) divulgou nota sobre a decisão do governador: “Os Delegados de Polícia do DF receberam com grande satisfação a informação de que o governador Ibaneis Rocha determinou à SES/DF a reinserção dos profissionais da segurança pública nos grupos prioritários de vacinação”.

Nesta sexta-feira, o Metrópoles publicou uma série de protestos de sindicatos e associações de professores, bombeiros e policiais civis e militares, os quais repudiam a exclusão das categorias do grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19. Eles discordam da decisão da Secretaria de Saúde (SES-DF) sobre a mudança do Plano Estratégico e Operacional da Vacinação no Distrito Federal.

No total, os 78.275 trabalhadores dessas categorias ficariam de fora das primeiras vacinas. “Queremos o retorno das aulas presenciais, mas com toda segurança, testagem e vacinação dos profissionais da educação”, afirmou o diretor do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF), Samuel Fernandes, ao Metrópoles.

Veja vídeo:

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?