metropoles.com

Samu realizou mais de 7 mil atendimentos de pacientes com Covid-19

Em 2021, foram 1.728 chamados ao Samu relacionados à doença causada pelo novo coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Samu posto-base
1 de 1 Samu posto-base - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou, ao todo, 7.210 atendimentos via telefone 192 para atender pessoas com suspeita ou confirmação de Covid-19. Nem todos os casos que chegaram à central de atendimento demandaram uma equipe de profissionais para atendimento em campo.

Em 2021, foram 1.728 chamados ao Samu relacionados à doença causada pelo novo coronavírus.

Por serem atendimentos pré-hospitalares, o paciente recebe a equipe no local onde se encontra. As equipe do Samu não faz o teste de Covid-19 nos pacientes. A testagem ocorre nos hospitais ou unidades básicas de saúde (UBSs).

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, elogiou os serviços prestados pelos profissionais do Samu.“São fundamentais e muitas vezes decisivos para salvar vidas, principalmente neste momento tão grave que estamos vivendo em razão da pandemia do novo coronavírus”, afirma Okumoto.

“Monitoramos o impacto dos novos casos de Covid-19 e, entre outras medidas, surgiu a criação de estratégias de enfrentamento como o Telecovid, lá no início da pandemia, com o objetivo de acolher as dúvidas da população sem sobrecarregar o atendimento dos pacientes em situação de urgência e emergência”, explica Victor Arimatea, diretor da Samu.

Segundo os dados divulgados pelo Samu, os primeiros atendimentos em 2020 relacionados à Covid-19 foram registrados na semana do dia 17 de março até o dia 21, com sete ocorrências.

Esse número cresceu nas semanas seguintes, chegando ao pico entre os dias 19 e 25 de julho, quando foram recebidos 418 chamados pelo telefone 192. A semana seguinte registrou o segundo maior número de ocorrências, com 414 ligações.

Os números também evidenciam uma redução nos chamados nos meses seguintes quando comparado com o pico registrado em julho. Houve um pequeno aumento a partir da semana do dia 22 a 28 de novembro, com 101 chamados, com crescimento nas três semanas seguintes. Esse número, porém, caiu a partir das duas últimas semanas de dezembro. (Com informações da Secretaria de Saúde).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?