metropoles.com

Professores da rede pública descartam volta às salas de aula em agosto

Educadores alegam que muitos ainda não terão tomado a segunda dose da vacina contra a Covid na data prevista para o retorno

atualizado

Compartilhar notícia

Myke Sena/Especial para o Metropoles
Escola pública
1 de 1 Escola pública - Foto: Myke Sena/Especial para o Metropoles

Os professores da rede pública do Distrito Federal dizem que a categoria não terá condições de voltar às aulas presenciais em agosto, como previsto pela Secretaria de Educação. Os docentes entendem que muitos ainda não terão tomado a segunda dose da vacina contra a Covid-19 e, portanto, não aceitarão ser expostos à infecção.

“Não voltamos sem a vacina. E no ritmo em que estamos, não vamos conseguir concluir até agosto”, alertou a diretora do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF), Rosilene Correa. “Há uma morosidade no processo de imunização e isso distancia o retorno das aulas presenciais”, pontuou.

O sindicato defende a adoção de providências para o retorno. “É preciso, ainda, ter uma proposta pedagógica e recuperação desses alunos na pandemia. Mais de 100 mil estão fora da escola do DF”, destacou.

Veja algumas medidas sugeridas pelos educadores:  

Adequações e troca de janelas nas escolas para garantir a ventilação;

Reduzir do número de alunos em sala de aula;

Planejamento para aulas híbridas;

Banheiros adequados com torneiras funcionando;

Mais profissionais para controlar o acesso das escolas;

Questionamentos

Para a Associação de Pais e Alunos das Instituições de Ensino do Distrito Federal (Aspa-DF), as escolas públicas devem voltar com aulas presenciais opcionais, como na rede particular. “Há a necessidade da divulgação dos boletins epidemiológicos de cada colégio para os protocolos”, afirmou o presidentge da entidade, Alexandre Veloso.

A Aspa solicitou para a Secretaria de Educação o planejamento para a volta das aulas presenciais, a fim, inclusive, de preparar os alunos ao novo ambiente de ensino. Mas até quarta-feira (9/6) não havia recebido resposta oficial.

“Há uma necessidade de preparos. Por exemplo, como será a merenda escolar? Há preocupação com o transporte escolar, que tem de ter distanciamento, os carros precisam ser higienizados. Isso não foi apresentado de maneira oficial para os pais”, arrematou Veloso.

16 mil

Segundo o líder do GDF na Câmara Legislativa (CLDF), deputado distrital Hermeto (MDB), o governo planeja concluir a vacinação dos profissionais das creches neste fim de semana.

Serão imunizadas 16 mil pessoas nesta 1ª etapa da imunização dos educadores. A Secretaria de Saúde confirmou a previsão.

Outro lado

O Metrópoles entrou em contato com a Secretaria de Educação sobre a questão. Por nota, a pasta afirmou que “divulgará nos próximos dias como se dará a volta das aulas presenciais”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?