metropoles.com

Primeira santa brasileira, Irmã Dulce pode batizar viaduto na Asa Sul

A proposta, feita ainda em 2019, tem como objetivo homenagear a santa brasileira no viaduto próximo às SQS 116

atualizado

Compartilhar notícia

Irma dulce
1 de 1 Irma dulce - Foto: null

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) vai realizar, em 24 de outubro, uma audiência pública para discutir a mudança de nome do Viaduto Camargo Corrêa, localizado no fim da Asa Sul, para Viaduto Irmã Dulce dos Pobres. A proposta, feita ainda em 2019, tem como objetivo homenagear a primeira santa brasileira.

O Projeto de Lei (PL) é de autoria do deputado distrital João Cardoso (Avante). Ao justificar a proposição, ele argumenta que o atual nome, que remete à construtora responsável, ficou estigmatizado após as investigações da Operação Lava Jato.

Para resolver o problema do viaduto localizado na DF-002, próximo às SQS 116 e 216, o parlamentar sugere que a primeira santa brasileira passe a dar nome ao local.

Para a alteração, o Diário Oficial da CLDF de sexta-feira (23/9) trouxe o comunicado, informando que a audiência foi marcada para 24 de outubro a partir das 19h. A deliberação ocorre no Plenário.

Quem é Irmã Dulce

A Igreja Católica reconheceu em 13 de outubro de 2019 a santidade da freira baiana Irmã Dulce. Foi a primeira canonização da história de uma mulher nascida no Brasil.

Irmã Dulce teve uma vida marcada por trabalhos assistenciais feitos em comunidades carentes de Salvador (BA). O Anjo Bom da Bahia realizou diversos milagres, segundo testemunhas. Um deles, a cura de um maestro que voltou a enxergar, foi a chave para ser elevada aos altares.

Maria Rita Lopes Pontes nasceu em 1914, em Salvador. Filha de pais ricos, a jovem sempre teve a vocação de ajudar os mais pobres, segundo relatos de pessoas que conviveram com ela.

Aos 13 anos, a jovem Maria Rita passou a acolher mendigos e doentes em sua casa, transformando a residência da família.

Em 1933, após se formar como professora primária, então com 19 anos, Maria Rita entrou para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em Sergipe. Em 1939, Irmã Dulce inaugurou o Colégio Santo Antônio, voltado para os operários e filhos deles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?