metropoles.com

Vem aí a reforma administrativa de Rollemberg

Mudanças no primeiro escalão do GDF incluem cortes em secretarias e junção de algumas pastas

atualizado

Compartilhar notícia

Dênio Simões/Agência Brasília
1 de 1 Dênio Simões/Agência Brasília - Foto: null
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Sampaio antecipou que mudanças serão anunciadas nos próximos dias

A saída de meia dúzia de secretários do Governo do Distrito Federal nos últimos três meses foi apenas o começo de uma ampla reforma administrativa que vai ser anunciada nos próximos dias. O chefe da Casa Civil do GDF, Sérgio Sampaio, confirmou ao Metrópoles que as mudanças devem ocorrer até o fim deste mês. “Nos próximos dias, o governador vai comunicar as alterações”.

Integrantes do governo dão como certo o enxugamento de algumas das 24 pastas existentes. Discute-se unir debaixo de um mesmo guarda-chuva de gestão as áreas do Turismo, Cultura, Esporte e Lazer. Também existe a possibilidade da fusão de outras três secretarias: Criança, Adolescente e Juventude; Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos; Justiça e Cidadania.

[advanced_iframe securitykey=”3e7f546008d2a8d07c5e7d4980741a7b3e8525c1″ src=”http://arquivos.metropoles.com/secretarios/secretarios.html” height=”530″]

Uma outra hipótese que ganhou força nos últimos dias é a união de Meio Ambiente com a Secretaria de Gestão do Território e Habitação. Nas especulações que partem do núcleo do governo, fala-se, ainda, na junção da Fazenda com o Planejamento. Relações Institucionais e Casa Civil virariam uma só pasta. No novo organograma desenhado por Rollemberg, pondera-se também a extinção de Ciência e Tecnologia.

 Jessé Veira/PRB Divulgação
Deputado Júlio está cotado para assumir secretaria

Dança das cadeiras na Câmara
Um dos nomes citados em meio às tratativas de reforma administrativa é o do deputado Júlio César Ribeiro (PRB). Especula-se que Rollemberg possa indicar o distrital para assumir a nova pasta de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer. Nesse caso, Leila Barros, hoje secretária de Esporte, assumiria o mandato na Câmara Legislativa, já que ela é suplente de Ribeiro na Casa. Leila estuda a mudança do PRB para o PSB de Rollemberg. Ribeiro nega a possibilidade. “Não fui procurado nem estava sabendo dessa mudança”, diz o parlamentar.

Cogita-se também a transição do distrital Rodrigo Delmasso (PTN) para o Executivo. Há 40 dias, o governador o procurou para pedir apoio. “Não falou em cargos no governo e nem eu sei se seria o melhor para Brasília”, afirma o deputado. Mas Delmasso não descarta a possibilidade.

Sou gestor, minha formação me permite ajudar em várias áreas, só não toparia a Fazenda nem a Saúde.

Deputado Rodrigo Delmasso

Equação difícil
Rollemberg precisa arrumar a casa a partir de uma matemática difícil de equacionar. Precisa abrir espaço para aliados ao mesmo tempo em que tem de cortar gastos com pessoal. Do contrário, o GDF ficará parado. No último balanço das contas do governo, o gasto com folha de pagamento ultrapassou o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Subiu de 46,93% para 48,01%. Na divulgação das contas do 2º quadrimestre, que ocorrerá ainda em setembro, a situação deve piorar. Com os reajustes concedidos aos servidores, o índice pode alcançar 52%, percentual, desta vez, acima do limite permitido, de 49%.

Com esses valores, a Constituição Federal exige o corte de 20% das despesas com cargos comissionados. A determinação de redução também se estende para horas-extras, comissões, adicional de produtividade.

O cientista político da Universidade de Brasília (UnB), David Fleischer, acredita que diminuir secretarias pode se transformar em uma estratégia para aumentar a eficiência do governo. “Com menos secretarias, além de gastar menos, é possível governar melhor. Por outro lado, é um risco, já que pode diminuir a confiança da classe política”, explica.

Arte: Cicero Lopes

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?