metropoles.com

Sete candidatos oficializados e muita indefinição na corrida ao GDF

O grupo que apoiava Frejat (PR), líder nas pesquisas de intenção de voto, se dividiu e pode lançar dois nomes: Fraga e Ibaneis Rocha

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Palácio do Buriti
1 de 1 Palácio do Buriti - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Em meio a uma maratona de convenções partidárias, o cenário da disputa pelo Palácio do Buriti começa a ficar mais claro. Foram oficializadas, neste fim de semana, cinco candidaturas ao Governo do Distrito Federal: Rodrigo Rollemberg (PSB), Fátima Sousa (PSol), Júlio Miragaya (PT), Antônio Guillen (PSTU) e Major Paulo Thiago Barreto (PRTB). Ainda paira, no entanto, a indefinição do grupo que liderava as pesquisas de intenção de voto. A queda de braço pelo espólio do ex-secretário de Saúde Jofran Frejat (PR) provocou o rompimento da coalizão com o anúncio da pré-candidatura do ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF) Ibaneis Rocha (MDB).

O nome do advogado foi anunciado pelo ex-vice-governador e presidente do MDB, Tadeu Filippelli, durante a convenção do Avante, nesse sábado (28/7). Além do apoio do dono da festa, Ibaneis conta com o do PP, partido que deve compor a majoritária com Anna Christina Kubitschek, esposa de Paulo Octávio, no posto de vice. O anúncio desagradou outros duas siglas que compunham o grupo de Frejat.

O presidente regional do PR, Alexandre Bispo, e deputado federal Alberto Fraga (DEM) reagiram. Bispo disse que apenas a legenda comandada por ele pode indicar quem será o sucessor de Frejat na corrida eleitoral. Já Fraga ironizou: “Se a cigana falou para eles que o Ibaneis tem mais voto do que eu, ela está completamente enganada”. O parlamentar ainda destacou que conversará com outros partidos para abraçarem o projeto de ele ser governador do DF.

Confira quais são os candidatos que estão oficialmente na disputa pelo Buriti:

0

 

PHS fecha com Eliana e Alírio
O sexto partido que apoiava Frejat deixou a aliança e embarcou em outra candidatura. O PHS oficializou neste domingo (28/7) a adesão ao projeto de Eliana Pedrosa (Pros) e Alírio Neto (PHS) na convenção regional da sigla, realizada no Lago Sul. A candidatura da dupla foi referendada na convenção dos partidos realizada no último dia 21. Atualmente a chapa de Eliana Pedrosa possui sete legendas aliadas: Pros, PMN, PTB, PTC, PMB, Patriotas e, agora, PHS.

Outro ponto turvo no horizonte da corrida eleitoral é a o destino da chamada terceira via. Na última sexta-feira (26), o deputado federal Rogério Rosso (PSD) confirmou a sua pré-candidatura ao Governo do Distrito Federal. A decisão escanteou o presidente do PSDB no DF, Izalci Lucas, que até então figurava como o cabeça da chapa do grupo. O tucano, no entanto, não abre mão de ser candidato.

Com o embate, o PSDB e o DC — sigla comandada pelo filho de Izalci — estão a um passo de deixar a coalizão que já agregou 12 legendas. No sábado, o presidente do PSC no DF, Zenóbio Oliveira Rocha, divulgou carta afirmando que a sigla não apoiava a pré-candidatura de Rosso. Sem os três partidos, continuam no grupo apenas PSD, PPS, Solidariedade e PRB.

Veja quem ainda pode entrar na disputa:

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?