metropoles.com

Piloto de asa-delta cai no Vale do Paranã e é socorrido por bombeiros

Segundo informações preliminares, trata-se de um atleta japonês, com fraturas múltiplas e suspeita de traumatismo

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
asa delta
1 de 1 asa delta - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Corpo de Bombeiros foi acionado na tarde deste sábado (12/8) para atender uma ocorrência de queda de asa-delta no Vale do Paranã, na região do Entorno do DF, próximo a Formosa (GO). O local é o ponto de partida do Campeonato Mundial de Asa-Delta da Federação Aeronáutica Internacional (FAI). Segundo informações preliminares, trata-se de um atleta japonês, que estaria consciente, mas com fraturas múltiplas na face e suspeita de traumatismo raquimedular.

A competição reúne 142 pilotos de 29 países até o próximo dia 19. A chegada dos competidores, por volta das 15h, ocorre diariamente na Esplanada dos Ministérios, enquanto durar o campeonato. O local exato das decolagens, no Vale do Paranã, a 92 quilômetros do Distrito Federal, é considerado ideal para esse tipo de competição por brasileiros e estrangeiros.

Procurada, a organização do evento não se pronunciou até a publicação desta reportagem. O resgate foi feito por uma equipe dos bombeiros de Goiás e a vítima transportada para o Hospital de Base do DF (HBDF) no helicóptero da corporação brasiliense.

Além do clima seco, a região possui altitude adequada — cerca de mil metros — e correntes favoráveis de vento. A expectativa é que o campeonato tenha criado 200 empregos e que movimente R$ 2,4 milhões na economia local.

Veja as fotos da competição hoje:

0

As maiores delegações são as do Japão (13 pilotos), Brasil (12) e Estados Unidos (10). Os demais países na disputa são: Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Israel, Itália, Liechtenstein, México, Noruega, Nova Zelândia, Paraguai, Rússia, República Tcheca, Suécia, Suíça e Venezuela.

Pouso no Alvorada
Nesta sexta (11), um piloto alemão que compete no campeonato pousou no Palácio da Alvorada supostamente por engano. Em nota, organizadores do evento afirmaram que Gerd Dönhuber perdeu a altura durante o voo e não conseguiu se direcionar ao gramado da Esplanada dos Ministérios, onde deveria ter pousado. Ele teria escolhido perder pontos na competição e ser desclassificado para fazer uma aterrissagem segura.

 

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?