metropoles.com

Parceria entre Adasa e empresários vai recuperar orla do Descoberto

Projeto prevê a recuperação de 422 hectares de orla, o que representaria 850 milhões de litros a mais nos próximos anos

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Racionamento de Agua – Barragem do Descoberto
1 de 1 Racionamento de Agua – Barragem do Descoberto - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Uma parceria entre a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e a iniciativa privada pretende recuperar a orla do Lago do Descoberto, responsável por abastecer dois terços da população do DF.

A orla do reservatório possui 422 hectares e estima-se que, para cada um deles recuperado, dois milhões de litros de água se infiltrem no solo e contribuam para o abastecimento dos lençóis freáticos. O volume potencial ajudaria a retirar Brasília da crise hídrica em que se encontra, com 850 milhões de litros a mais nos próximos anos.

O evento Na Praia se comprometeu em fazer um aporte de R$ 180 mil em produtos e serviços para a recuperação ambiental. “Esta é uma contrapartida voluntária do Na Praia para aplacar a escassez hídrica no Distrito Federal e incentivar o engajamento da população e de outras entidades privadas,” explica o diretor de sustentabilidade do evento, Eduardo Azambuja.

Segundo o diretor-presidente da Adasa, Paulo Salles, a parceria é muito importante para o DF. “O projeto e seus sócios mostram preocupação com temas atuais relacionadas ao meio ambiente, como o descarte adequado de resíduos, o reuso da água, o carbono zero e, principalmente, com a questão hídrica”.

Para a recuperação da orla, serão utilizadas espécies nativas do Cerrado. A ação funcionará ainda para neutralizar o efeito estufa dos gases emitidos pelo Na Praia, conforme normas da ONU e da ABNT.

Sustentabilidade
O evento parceiro da Adasa tem como meta economizar 1 milhão de litros de água nesta edição. Para tanto, foram instalados 191 equipamentos economizadores, como descargas e torneiras até 60% mais econômicas, além de a organização ter triplicado o sistema de reuso: a água das duchas servirá para regar as plantas, e a das torneiras, para as descargas. O Na Praia foi reconhecido internacionalmente como o 1º grande evento Lixo Zero do país.

Em 2018, o evento pretende manter a certificação, ampliando o escopo de reduzir, reutilizar, reciclar ou compostar 95% do resíduo gerado para a montagem durante o evento e desmontagem. Além disso, 2 milhões de copos descartáveis e 350 mil embalagens descartáveis plásticas serão substituídas por versões compostáveis, que serão transformadas em adubo.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?