metropoles.com

Oncologia do Hospital Regional de Taguatinga passa por revitalização

Em 2023, setor foi ampliado e otimizado para melhor atendimento de pacientes com câncer. Ao todo, foram R$ 74 milhões investidos na melhoria

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
HRT
1 de 1 HRT - Foto: Divulgação

O setor de oncologia do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) passou por uma série de melhorias ao longo de 2023. Segundo a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, que conferiu o resultado dos trabalhos na sexta-feira (5/12), o departamento foi ampliado para “um melhor atendimento a pacientes com câncer” no DF.

Segundo a secretária, a partir de agora o departamento contará com leitos ampliados, áreas de isolamento, salas de acolhimento adaptadas, entre outros. Durante a visita, a gestora ressaltou a importância do HRT para a saúde pública e enfatizou o objetivo de atender às necessidades da população. “O HRT é referência em saúde pública em muitos aspectos. É preciso reforçar a importância de estar funcionando adequadamente, dentro dos moldes que a população espera”, reforçou.

Ao todo, foram R$ 74 milhões investidos para garantir o funcionamento de 297 unidades em toda a rede de saúde do DF. “As contratações agilizam serviços como ajustes de instalações de água e energia, pinturas, reparos de pisos, trocas de janelas e outros”, informou a Secretaria de Saúde.

De acordo com a pasta, o setor de oncologia do HRT foi revitalizado “pensando em trazer maior conforto e uma experiência acolhedora ao usuário”. Com essas preocupações, foram definidos banheiros separados para acompanhantes e pacientes; salas de enfermarias com nomes motivadores – “coragem”, “fé” e “esperança” – uma sala para a equipe multidisciplinar que realiza os acompanhamentos; entre outros.

“Adaptamos todos os espaços e ambientes exigidos para prover uma condição muito mais humana aos pacientes que estão aqui”, explicou a supervisora de enfermagem da oncologia do HRT, Laurene Passos.

0

Outras revitalizações

A sala de espera foi ampliada e aparelhos de ar-condicionado foram instalados. Três novos consultórios, além de uma sala para atendimentos multiprofissionais, foram adaptados e revitalizados. A ala de quimioterapia está mais ampla e arejada. No protocolo ampliado, onde o paciente recebe bombas de infusão para medicação, uma nova sala de procedimentos está aberta para apoio técnico aos finais de semana.

A revitalização da rede de gases, como oxigênio, vácuo e ar comprimido, permite maior mobilidade e tratamento em espaços distintos. Uma farmácia ambulatorial trouxe mais facilidade na retirada de medicamentos.

Na área de internação, o número de leitos foi ampliado de 15 para 18, além de promover mais privacidade. Os banheiros foram ampliados, permitindo que acompanhantes e pacientes tenham recintos distintos.

Atendimento

Ao lado do Hospital de Base e do Hospital Universitário de Brasília, o HRT é referência para o atendimento a pacientes com câncer de todo o DF e também do Entorno. A porta de entrada para o serviço é por meio da rede de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou por encaminhamento especializado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?